noticias425 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda, 13, fala sobre transporte escolar e manutenção de ruas no Quadro do Frigorífico

Moção de Repúdio ao Decreto de Armas assinado pelo Presidente Lula foi aprovada por cinco votos a três

Publicada em 13/03/2023 às 15:16h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda, 13, fala sobre transporte escolar e manutenção de ruas no Quadro do Frigorífico  Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda, 13, fala sobre transporte escolar e manutenção de ruas no Quadro do Frigorífico  Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda, 13, fala sobre transporte escolar e manutenção de ruas no Quadro do Frigorífico

Link da Notícia:

Sessão legislativa desta segunda, 13, fala sobre transporte escolar e manutenção de ruas no Quadro do Frigorífico
 (Foto: JM Digital)

A Sessão Legislativa desta segunda, 13, foi marcada por vários comentários a respeito das condições de trafegabilidade no Quadro do Frigorífico. Foram destacadas as dificuldades que os buracos ocasionam, incluindo prejuízo na oferta de atendimento de saúde para moradores da região que têm dificuldade de locomoção. 

 

Outra questão que esteve presente na fala dos vereadores foi a situação do transporte escolar. Alunos do Bairro Anna Terra estão enfrentando dificuldades para conseguir chegar à escola. 

 

Além disso, foi votada na Ordem do Dia a Moção de Repúdio ao Decreto de Armas assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Câmara aprovou a moção por cinco votos a três. 

 

Ordem do Dia: 

Moção 01/2023 - Moção de Repúdio ao Decreto 11366/2023 que suspende os registros para aquisição e transferência de armas e munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares. Restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido. Suspende a concessão de novos registros de colecionadores, caçadores e atiradores, e institui o grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação à Lei 10826/2003: Aprovada por 5 a 3. 

 

 

Confira abaixo o resumo das manifestações dos vereadores em tribuna: 

 

CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar destacou as condições das ruas do Quadro do Frigorífico: “Faremos novamente um Pedido de Providência com extrema urgência. Inúmeros buracos e crateras, está horrível. Na Vila Branca não mais há como entrar. Nem a ambulância não chega em algumas ruas”. Citou também Indicação de sua autoria pedindo atendimento para os alunos do bairro Anna Terra: “A lei diz que o transporte escolar do interior não pode cobrir aquela região, pois é área urbana. Nós, vereadores, temos de criar um Projeto de Lei para que exista um transporte cobrindo essa área”. Também destacou a situação de privatização da CORSAN: “Se o Ministério Público embargou, é porque deve haver alguma coisa que trancou o projeto”. 

 

BENEZER CANCIAN (PROGRESSISTAS)
Comentou sobre participação na Assembleia Geral da EN Taquarembó: “O patrão Alaor Silveira apresentou a prestação de contas do ano de 2022. Desejo sucesso ao patrão na continuidade do seu trabalho”. E também reforçou o destaque da vereadora Carina a respeito da precariedade das ruas do Quadro do Frigorífico: “Sabemos que a situação é complicada. Muitas ruas sem calçamento e com muitos buracos”.

 

ARLETE SILVEIRA (PROGRESSISTAS)
Iniciou falando de demandas recebidas da comunidade de Espinilho Grande: “Foi-me solicitado instalação de redutores de velocidade próximo à Escola Maria Olila Terra Bonumá, pois aí há um grande trânsito de veículos, especialmente caminhões”. Falou também de participação no Baile das Invernadas, ocorrido no último sábado, 11, no CTG Tapera Velha. Citou também oferta de curso no CRAS: “Oficina da Páscoa, com inscrições iniciando hoje. É voltado para quem quiser aprender a confeccionar enfeites de Páscoa”. Finalizou sua fala desejando votos de pesar.

 

CARLOS AUGUSTO (PROGRESSISTAS)
O vereador comentou sobre a Moção de Repudio ao Decreto das Armas assinado pelo Presidente Lula: “Houve uma flexibilização para aquisição de armas de fogo e munições. E, agora, houve um bloqueio maior sobre essas atividades. Respeito todas as opiniões, mas não é regrando o cidadão de bem ou o pessoal que pratica tiro esportivo que irá acabar a violência. Pois esses não irão colocar suas armas na mão de bandido. Espero que consigamos flexibilizar essa questão”.

 

RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou seu pronunciamento com os tradicionais votos de pesar. O parlamentar também reforçou o pedido para melhoria nas vias do Quadro de Frigorífico: “Na Vila Branca não tem como entrar. Está realmente horrível a situação. Até mesmo cadeirantes precisam ser carregados no colo até o local onde os veículos conseguem chegar”. Finalizou com a oração da semana.

 

BLADIMIR PEREIRA (PROGRESSISTAS)
Comentou sobre Pedido de Providência de sua autoria: “Colocação de cascalho ou empedramento em vias do município. Quem vai à Arena, utiliza essas vias, que estão bem deterioradas em questão de conservação”. Comentou também sobre o patrolamento das vias do Quadro do Frigorífico: “Já fizemos o pedido e esperamos que seja patrolado”. Falou também sobre a questão do transporte de alunos do bairro Anna Terra: “A lei não permite que o transporte atenda pessoas da zona urbana, mas fui conversar com a Secretaria. Porém, por enquanto, não há solução. O que podemos tentar é que o transporte público atenda esses alunos”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora destacou as conquistas da laçadora tupanciretanense Duda Lima em rodeio realizado em Santa Maria: “Ressalto a participação das mulheres no Rodeio do Conesul. Ela foi campeã em equipe e no duelo de prenda Força A. A Duda é muito talentosa e sempre se destaca. Meus parabéns”. A pauta do transporte escolar também foi tratada pela vereadora: “Foi-me explicado que crianças têm saído do assentamento às 3h30. Isso porque o transporte fmatende outras quatro crianças. Hoje, conversei com a Secretaria de Educação que afirmou estar buscando resolver esse problema”. Destacou ainda medidas anunciadas pelo Governo Federal voltadas às mulheres: “Foi assinado projeto para que salário de mulheres e homens sejam equiparados quando estiverem exercendo a mesma função e também mecanismos para fiscalização dessa igualdade”, disse, destacando também aumento no repasse para a merenda escolar e investimento nas Delegacias da Mulher.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.