O JM Digital esteve no banco do carona do prefeito Gustavo Terra para uma conversa com o chefe do Executivo Municipal a respeito das principais obras realizadas pelo governo durante os dois primeiros anos de mandato.
Junto do bate-papo, aconteceu um passeio pela cidade, visitando os locais da cidade que receberam melhorias. Confira abaixo o resumo dos assuntos tratados (para assistir a entrevista na íntegra, clique aqui):
De início, o prefeito lembrou das dificuldades que apareceram no começo do mandato:
- “Dois anos difíceis. Mais de um ano em uma pandemia jamais vista na Era Moderna, seguida de dois verões com estiagem. Isso causa um prejuízo tremendo no município. Mas apesar dessas reduções de faturamento, estamos fazendo um mandato diferenciado. Se Deus quiser, teremos uma próxima metade com condições melhores para fazer mais pelo município”.
Em seguida, destacou as ações desenvolvidas na área da pavimentação:
- “Quando recebemos o município, havia 82 ruas sem pavimentação. Dessas, já pavimentamos 20 vias, sendo 10 com asfalto. E colocamos capeamento asfáltico em outras 10 ruas. Temos ainda projeto para aplicar asfaltamento ou calçamento em mais 21 ruas”.
- “Eu diria que 100% dos pais de alunos da Escola Cívico-Militar elogiam o projeto e são gratos pelo efeito que esse educandário fez nos seus filhos. Essa escola ensina civismo, disciplina, hierarquia e patriotismo. Valores importantes que os pais ensinam e a escola fortalece. Hoje, ela é uma escola modelo desse projeto Cívico-Militar”.
- “Aqueles moradores que tiverem demandas, podem levá-las ao Gabinete, aos Secretários ou encaminhá-las para as reuniões que acontecem com as Associações de Bairros. Pois as demandas tratadas nessas reuniões com os representantes têm prioridade. Estamos resolvendo problemas crônicos do município”.
AUXÍLIO DURANTE A ESTIAGEM
- “Tupanciretã foi o primeiro município gaúcho a ter seu Estado de Emergência reconhecido, ainda em 2022. Foi tudo muito rápido. A partir disso, fica facilitado o repasse de recursos para quem está passando dificuldades na estiagem. Hoje, estamos abastecendo semanalmente aproximadamente 40 famílias com água potável. Também fizemos em torno de 200 bebedouros e açudes. Ano passado, com recurso próprio da Prefeitura, fizemos 480 açudes e bebedouros. Todo o necessário para que não faltasse nada para o setor primário”.
- “Na Praça Pedro Osório, a ideia era fazer um local ideal para a família, com todos os entes familiares tendo atividades de recreação. A criança pequena tem uma pracinha com muitos brinquedos. O jovem tem quadras esportivas. Também há equipamentos de academia. Ainda, estamos abrindo licitação para quiosque, e construindo um monumento. Há também o projeto da pista de skate”, destacando o foco no esporte.
- "Estamos preparando um projeto de R$ 5 milhões para o edital do Projeto Avançar. Com os recursos da privatização da Corsan e retorno do ICMS, haverá recursos para investimento. Temos o objetivo de sermos os primeiros a apresentar projeto, pois isso nos dá benefícios na hora do projeto ser contemplado”.
- “Já comercializamos 11 hectares do Complexo Industrial. Estamos trazendo empresas para a cidade. Colocamos um investimento de R$ 50 milhões no Complexo. Estamos usando 100% dos recursos recebidos pela aquisição dos terrenos em investimentos no próprio Complexo”.
- “Tive uma reunião com o governador na semana passada e falamos sobre a RST-392. Há uma empresa que irá concluir até o Km 15. A partir daí, restarão cerca de 24 quilômetros, que serão concluídos por duas empresas. Essas duas empresas ganharão o que elas produzirem. É uma estratégia inteligente de estimular a competição entre as empresas e a rapidez das obras”.
- “A estrada Tupã-Santa Tecla estava arquivada e o projeto não sairia mais. Prontamente, busquei estratégias de como reativar o projeto, e conseguimos”, disse, informando a comunidade que novidades virão nos próximos meses.
O prefeito ainda resumiu seu objetivo de governo e fortaleceu seu compromisso com Tupanciretã:
- “Quero aproveitar cada dia como Prefeito para melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas. Tudo o que eu faço é sem esperar nada em troca”.
TODOS CONTRA A DENGUE