noticias169 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja ressalta a importância de atualizações na legislação das APP e do apoio ao produtor em momentos de estiagem

O Governador Eduardo Leite ainda declarou que, em breve, será lançado programa para financiamento da irrigação

Publicada em 24/03/2023 às 19:03h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia 14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja ressalta a importância de atualizações na legislação das APP e do apoio ao produtor em momentos de estiagem  Compartilhar a noticia 14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja ressalta a importância de atualizações na legislação das APP e do apoio ao produtor em momentos de estiagem  Compartilhar a noticia 14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja ressalta a importância de atualizações na legislação das APP e do apoio ao produtor em momentos de estiagem

Link da Notícia:

14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja ressalta a importância de atualizações na legislação das APP e do apoio ao produtor em momentos de estiagem
 (Foto: JM Digital)

A tarde desta sexta, 24, foi especial em Tupanciretã. A 14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja reuniu diversas autoridades municipais e estaduais na valorização da oleaginosa que movimenta a economia gaúcha, tendo em Tupanciretã seu principal produtor. 

 

As condições da estiagem, que impactaram a safra 2022/2023, tornaram a solenidade menos festiva. Por outro lado, foi o momento de destacar a força de vontade e a resiliência do produtor rural, que mesmo enfrentando dificuldades segue cumprindo seu importante papel na produção de alimentos. 

 

Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador Eduardo Leite; o prefeito Gustavo Terra; o vice-prefeito Marcio Dias; o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação Giovani Feltes; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo; o deputado federal Pedro Westphalen; o deputado estadual Frederico Antunes; o diretor da Farsul Hamilton Jardim; o chefe da Embrapa Clima Temperado, Roberto de Oliveira; o presidente da Câmara dos Vereadores de Tupanciretã Catite; além de secretários municipais e prefeitos de municípios da região. 

 

A primeira autoridade a se manifestar foi o Prefeito Gustavo Terra, que destacou o agro tupanciretanense e a relação de proximidade entre o município e o governo do estado: 

  • “Somos e continuaremos sendo o maior produtor de soja do RS, com cerca de 150 mil hectares e produção estimada de mais de 9 bilhões de sacas. Somos o maior PIB agropecuário do Rio Grande do Sul. O produtor rural é a verdadeira autoridade do dia de hoje. Em 28 de fevereiro, estivemos no Palácio Piratini, em uma reunião na qual tratamos de 14 pautas relacionadas ao nosso município. Quero dar a garantia que a parceria entre Tupanciretã e o Governo do RS é estreita, e que há sensibilidade a respeito das necessidades do município”. 

 

 

O prefeito aproveitou o ensejo também para anunciar um novo projeto que visa garantir a dignidade da terceira idade municipal: 

  • “Hoje pela manhã, estive reunido com o secretário de Habitação, e avançamos em três projetos que revolucionarão a questão habitacional da Terra da Mãe de Deus. Tenho aqui em mãos um Ofício para um projeto de condomínio para idosos de baixa renda que garantirá condições dignas de vida para essas pessoas. Convido o governador Eduardo Leite a assinar esse documento”. 

 

Em seguida, o diretor da Farsul, Hamilton Jardim, fez o uso da palavra: 

  • “É triste vermos nossos mananciais hídricos baixos. Tenho certeza que reverteremos esse quadro de hectares sem irrigação com pivô, pois o governador tem dado uma atenção especial ao armazenamento de água. A região de Tupanciretã tem condições de 60, 70 sacos por hectare em anos bons. Os problemas climáticos são temporários, mas com o apoio do Governo Estadual e com a abertura das portas do Governo Federal superaremos as dificuldades”. 

 

O deputado estadual Frederico Antunes, associado à defesa do agronegócio, também se pronunciou: 

  • “Precisamos valorizar os produtores mesmo em uma safra na qual os resultados não foram os esperados. Os trabalhadores rurais são extremamente importantes para o nosso estado. A Assembleia, junto do Executivo, tem a meta de manter o estado dentro da saúde fiscal. Essa obra na Estrada Tupã-Santa Tecla está sendo possível graças a um grande entendimento entre o governo e a sociedade, que há tempos desejava essa obra. E o Governo do RS seguirá dando a resposta que precisa ser dada: não podemos deixar de fazer investimentos”, afirmou. 

 

Seguido pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, que destacou a importância do acesso à irrigação: 

  • “Fico feliz em ocupar essa secretaria tão importante para o estado. Nosso objetivo é que as políticas de irrigação, do ponto de vista sustentável, sejam não só um marco do Governo Leite, mas uma política de estado. Que a chuva intensa que agora cai em Tupanciretã seja um prenúncio de que as próximas colheitas serão acompanhadas de uma melhor produtividade”. 

 

O deputado federal Pedro Westphalen, autor do Projeto de Lei que instaurou a Abertura Oficial da Colheita da Soja no Calendário Oficial do RS, fez breve pronunciamento: 

  • “Quero reiterar meu permanente compromisso com o setor primário. Tupanciretã é a maior área de plantio de soja no Rio Grande do Sul”. 

 

Por fim, o governador Eduardo Leite fez o uso da palavra. No início da sua manifestação, destacou a força do produtor agrícola, que segue firme em seu ofício apesar das dificuldades:

  • “É uma grande alegria voltar a Tupanciretã como Cidadão Tupanciretanense. Não comemoramos um aniversário só porque o ano foi bom, mas porque sobrevivemos e seguimos fortes para vencer os desafios. Quando celebramos a Colheita da Soja, mesmo com as dificuldades e com as perdas de produtividade, estamos comemorando é a capacidade de trabalho, obstinação e resiliência do produtor rural”. 

 

A pauta do acesso à irrigação também esteve presente:

  • “Estamos aqui assumindo um compromisso. Vamos anunciar em breve um grande programa para disponibilizar recursos para a irrigação que ajudem a reduzir os custos da irrigação, permitindo estimular os produtores a buscar o financiamento. Também estamos trabalhando no Governo do Estado avançando na possibilidade de armazenamento de água. Ampliamos a competência de licenciamento de açudes. Manifestei ao vice-presidente Geraldo Alckmin que há uma frustração com a Legislação Nacional relativa às Áreas de Proteção Permanente. Ela precisa permitir, ao menos nas situações excepcionais, a reserva de água em Áreas de Proteção Permanente. Se é interesse público a falta de água para consumo humanos, também é preciso que seja entendido como interesse público a disponibilidade de água para a produção de alimentos”, disse. 

 

O governador também citou o problema das invasões de terra, afirmando que quaisquer irregularidades serão coibidas pelas forças de segurança: 

  • “Nossas convicções sobre o direito à propriedade também são firmes. E o diálogo que possamos ter com qualquer movimento social não significará menos rigor para fazer cumprir a lei e a ordem. Qualquer tentativa de invasão das terras de quem está produzindo e gerando riquezas para o nosso estado terá imediata resposta do Governo do Estado através das nossas forças policiais. Não podemos deixar quem produz refém da incerteza”. 

 

Citou ainda os projetos que estão atualmente em andamento nas estradas do interior de Tupanciretã, trazendo boas notícias para a comunidade: 

  • “Vamos levar a obra da Estrada Tupanciretã-Santa Tecla até o final, prestigiando a produção de Tupanciretã. Também já estamos fazendo o trecho Toropi-Jari, e eu já dei ordem ao Daer para fazermos o projeto do trecho Jari-Tupanciretã”, disse, citando ainda a pavimentação da Estrada Tupanciretã-Júlio de Castilhos.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.