noticias633 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de destaque das mulheres tupanciretanenses na comunidade

Cada vereador escolheu uma profissional para ser parabenizada. Professoras foram a maioria entre as homenageadas

Publicada em 24/03/2023 às 22:11h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de destaque das mulheres tupanciretanenses na comunidade  Compartilhar a noticia Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de destaque das mulheres tupanciretanenses na comunidade  Compartilhar a noticia Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de destaque das mulheres tupanciretanenses na comunidade

Link da Notícia:

Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de destaque das mulheres tupanciretanenses na comunidade
 (Foto: JM Digital)

A noite desta sexta, 24, foi momento de reconhecer o papel da mulher tupanciretanense na sociedade através da Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher.  

 

Cada vereador escolheu uma mulher de destaque da comunidade de Tupanciretã para ser homenageada. Chamou a atenção o grande número de professoras selecionadas, destacando a importância da educação e da orientação prestada por essas profissionais aos demais tupanciretanenses.  

 

 

Confira abaixo a lista de homenageadas e seus pronunciamentos de agradecimento: 

 

>>> JAQUELINE DOLLEYS (Arlete Silveira) 

Nascida em 1964. Cursou magistério no Mãe de Deus. Licenciatura em Matemática na UNICRUZ, especialização em matemática pela UFSM, especialização em gestão escolar e educação de jovens e adultos pelo IFFar Júlio de Castilhos. No magistério desde 1988. 

 

  • “Sou muito grata pela sua amizade. Ainda criança, veio do interior do Jari para a zona urbana. E, no início do seu lecionar, foi dar aulas no Espinilho Grande, uma das localidades mais distantes da cidade. Você tem uma vida linda, que merece ser contada. Parabéns a todas as mulheres”, disse a vereadora. 

 

  • “Estou feliz e grata com essa homenagem. Ser mulher é ter garra, força e coragem para conquistar o seu próprio espaço. Essa homenagem é também para as pessoas que fazem parte da minha, sem as quais jamais seria quem sou”. 

 

>>> SIOMARA TERRA (Benezer Cancian) 

Nascida em 1943. Graduada em piano e especialização em canto coral, regência e musicoterapia na Uniritter. Desenvolveu trabalho em banda escolar, conjuntos instrumentais, cantos corais. É promotora de eventos culturais no município de Tupanciretã. Fundadora do Conservatório de Música Santa Cecília e jurada de festivais nativistas. Recebeu comenda do Exército por trabalhos com meninos carentes. 

 

  • “Mulher que construiu uma linda história em nosso município, através do dom de ensinar. Você inspira a todas as faixas etárias com sua delicadeza, bom gosto e equilíbrio. Tornou-se referência no seu trabalho na área musical”, afirmou o vereador. 

 

  • “Quero agradecer ao vereador pelas palavras e pela homenagem. Estou encantada. Muito obrigada”

 

>>> MARA NEIDE GARCIA (Benhur Terra) 

Nascida em Tupanciretã. Na Unicruz, fez Licenciatura Curta em Estudos Sociais, Licenciatura Plena em História e Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar. Começou a lecionar na Escola Iva Chiapetta Cardoso, ministrando aulas de Geografia e História. Atualmente, dá aulas de Geografia, Religião e Filosofia na Escola Cívico-Militar e de Geografia na Escola Dr. Flory. 

 

  • “É muito fácil falar da professora Maraneide Garcia. Lembro das palavras de incentivo e direcionamento para que o cidadão siga o caminho correto. Muito obrigado por tudo”. 

 

>>> MARIA CRISTINA SCAPIN (Bladimir Santos) 

Nascida em 1968. Formou-se em Educação Física na Unicruz em 1990, depois de ter feito magistério. Iniciou sua carreira no mesmo ano, na Escola Divino Mestre. Trabalhou também na Escola Iva Chiapetta Cardoso, onde foi vice-diretora. Em 2003, começou a lecionar na rede estadual. Atualmente, é vice-diretora da Escola Antônio Silveira. 

 

  • “As sementes do Dia da Mulher foram plantadas em 1908 quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York pedindo redução da jornada de trabalho e direito ao voto. A Dedé foi minha colega de profissão, amiga e esposa do meu querido amigo Jeco. Você representa muito bem a classe das mulheres professoras de Educação Física e é símbolo de força e determinação”, falou o vereador. 

 

  • “Estou muito feliz e grata por receber essa homenagem. O que nos une, mulheres, é a força e a coragem que cada uma de nós tem dentro de si”, disse, finalizando sua fala com a leitura de uma poesia. 

 

>>> CLEUCI DE SOUZA (Carlos Augusto) 

Formada em Letras, Gestão Escolar e Serviço Social, atuou nas redes estadual e municipal de ensino, sempre em prol de uma educação pública de qualidade. Foi primeira-dama durante a gestão do ex-prefeito Carlos Augusto Brum de Souza. Foi secretária de Desenvolvimento Social e Habitação. Idealizou e criou o Corujinha Aquarela. 

 

  • “Me rendo aos teus préstimos à comunidade. É uma grande professora e assistente social que desenvolveu um excelente trabalho no município”, disse o vereador.

 

  • “Sinto-me lisonjeada. Quero agradecer de coração esse reconhecimento e homenagem. Esse evento é muito importante e essa data, que relembra nossas conquistas e lutas, há de ser comemorada com muito orgulho por todas as mulheres. Que as políticas públicas avancem cada vez mais”. 

 

>>> LENIR MAZONI (Jocelene Aquino) 

Nascida em 1948. Foi diretora da Escola Hermínio Beck. Grande lutadora das entidades do nosso município, da Sociedade Salgueiro, etnia afro e blocos de carnaval.  

 

  • “Não é por acaso que muitas professoras estejam sendo homenageadas, pois a professora marca a vida das pessoas. É surpreendente que a Dona Lenir ainda não tivesse sido homenageada. Dia 8 de março é um dia pontual e especial, que nos aponta para o futuro que nós queremos. Carregamos a luta de muitas mulheres que vieram antes de nós”, declarou a vereadora. 

 

  • “Com tantos desafios no decorrer da minha vida, nunca imaginei receber tal reconhecimento. Agradeço a Deus, a meus saudosos pais, filhos, familiares, amigos e, em especial, a vereadora Jocelene Aquino” 

 

>>> TAMARA DREHER (Catite) 

Nascida em 1977. Ingressou no curso de Educação Especial em Santa Maria. Casou-se com o engenheiro agrônomo Leandro Dreher e fixou residência no interior do município, na Agropecuária Bocaverá. Está no ramo da confeitaria desde os anos 2000, abrindo a microempresa Docito. 

 

  • “Você merece essa homenagem, pois aqui reconhecemos aqueles que trabalham e se destacam em nosso município. Uma mulher empreendedora que gera emprego e renda. Um abraço no coração de todas as homenageadas.” , afirmou o vereador.

 

  • “Estou muito feliz em estar aqui. Só estou aqui graças a minha família, amigos e clientes. Agradeço o reconhecimento e as belas palavras” 

 

>>> ELVIRA DE OLIVEIRA (Ronaldo Salles) 

Nasceu em 1939, no distrito de Quevedos, Júlio de Castilhos. Batalhou ao longo de sua trajetória para dar a melhor educação para suas filhas. 

 

  • “A Dona Elvira é uma pessoa querida e tenho certeza que ela está acompanhando pelo JM Digital. Um abraço do fundo do coração”, disse o vereador. 

 

Elvira de Oliveira não pôde se fazer presenta na sessão devido a questões de saúde. 

 

>>> MARLI VARONE (Carina Valau) 

Por questões familiares, a vereadora Carina Valau e a homenageada Marli Varone não puderam se fazer presentes. 

 

Finalizando a cerimônia, o prefeito Gustavo Terra fez uso da palavra: 

  • “Todos foram felizes na escolha das homenageadas. Demonstrando como há mulheres guerreiras, de fibra e competentes em Tupanciretã. Elas dividem os espaços com os homens de maneira igual. A Administração tem realizado eventos e programações valorizando a mulher tupanciretanense. Estamos criando ambientes dedicados”. 

 

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.