O mês de maio é caracterizado, entre outras coisas, pela referência ao trabalhador, que tem seu dia comemorado no dia 1.
Pensando em promover a aproximação entre pessoas procurando emprego e empresas ofertando vagas em Tupanciretã, o Executivo Municipal criou a Semana do Trabalhador, iniciativa que conta com três eventos voltados para a ocupação de vagas no mercado de trabalho e capacitação da Capital Gaúcha da Soja.
O JM Digital conversou com a coordenadora do CRAS, Natana Moreira, e com o diretor de fomento empresarial, Afonso Barcellos, a respeito do evento:
- “Pensando em criar oportunidades para o município, estamos oportunizando qualificação profissional e oportunidades de emprego. E também, que as pessoas possam deixar seus currículos à disposição das empresas locais, para que, no momento que surgirem vagas, haja pessoas habilitadas”, disse, a coordenadora do CRAS, lembrando dos cursos profissionalizantes ofertados pelo Executivo.
O evento começa propriamente hoje, às 14h, no Corujinha Aquarela, com oficina voltada para os preparativos que antecedem uma entrevista de emprego:
- “No dia 28, à tarde, estaremos ofertando, de forma gratuita, uma oficina preparatória sobre elaboração de currículo e marketing pessoal para o mercado de trabalho. Ela é ofertada pelo SENAC. Caso alguém tenha dúvida sobre como elaborar currículo, aconselho fortemente a participação nesse evento”, disseram Natana e Afonso, destacando a inscrição via formulário do Google.
Na próxima quarta, 3, ocorre a segunda atração do evento:
- “O Workshop Painel Interativo fala sobre criar nossas oportunidades. E também destaca as opções de trabalho que temos dentro da nossa realidade local em Tupanciretã”, informou.
Então, no domingo, 7, a partir das 10h, o Feirão de Oportunidades, que efetivamente busca aproximar empresas e pessoas procurando emprego:
- “Fechando o evento, temos o Feirão de Oportunidades. No domingo, dia 7, a partir das 10h. Haverá estrutura completa para as empresas realizarem pré-seleção de currículo para as vagas disponíveis. O evento é gratuito para empresas e pessoas”, destacou, citando ainda comercialização de produtos, exposição de carros antigos e outras atrações que estarão presentes.
A elaboração, conforme explicaram os entrevistados, partiu de uma análise da realidade de Tupanciretã:
- “Essa ação foi motivada por verificar a condição da nossa cidade: há bastante emprego e há bastante pessoas procurando emprego. Porém, muitas vezes, essas duas frentes não se encontram. Essa demanda foi identificada e nosso objetivo está no próprio nome do evento: trata-se de uma feira de oportunidades”.
O Feirão de Oportunidades é desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Sala do Empreendedor, da Secretaria da Fazenda e Fomento Empresarial e da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio da ACIT.
TODOS CONTRA A DENGUE