A noite chuvosa desta quarta-feira, 3, não impediu que a comunidade tupanciretanense comparecesse em grande número para assistir ao Workshop e Painel Interativo realizado na Casa de Cultura a partir das 19h, e que teve transmissão ao vivo pelo facebook do JM Digital.
O evento contou com a presença de Ariel Vargas (empreendedor, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança), Liziane Fruet (especialista em Gestão, Empreendedorismo e Marketing) e teve a moderação de Bárbara Terra, secretária municipal de Desenvolvimento Social.
O encontro faz parte da programação da Semana de Oportunidades e foi voltado para empresas, empreendedores e pessoas buscando emprego. Entre os objetivos, estava a preparação para o ingresso no mercado de trabalho e estratégias para compor uma equipe de sucesso em sua empresa:
O Workshop ficou por conta de Ariel Vargas, que palestrou sobre oportunidades e objetivos:
Então, teve início o Painel Interativo, no qual Ariel Vargas e Liziane Fruet responderam perguntas feitas pela mediadora Bárbara Terra e comentários da plateia:
Como propiciar o encontro entre empresas e pessoas?
Ariel: “O principal motivador tem de ser o “servir ao outro”, “ser útil ao outro”. Muitas vezes, estamos ambicionando cargos motivados apenas por dinheiro. Mas as pessoas que prosperam estão dispostas a trabalhar de graça. Se você queima etapas, você cresce sem raiz e isso facilita sua queda. Mas quando se começa por baixo, o salário e o reconhecimento são consequências do seu trabalho”.
Liziane: “Para alcançarmos sucesso no mercado de trabalho, temos de entender que há dois pilares para isso. O primeiro sou eu, e o segundo são as pessoas com quem convivo. O primeiro pilar precisa ser prepararado, e isso tem a ver com a busca pelo autoconhecimento, assumindo o protagonismo da nossa vida. Temos de nos preparar para alcançar os objetivos”.
O que é importante para as empresas buscarem as pessoas certas para suas equipes de trabalho?
Ariel: “Todos nós temos um senso de propósito. É um lugar que está acima do objetivo financeiro e que deve ser a ferramenta para nos levar às conquistas. O empreendedor deve então buscar profissionais compatíveis com os propósitos de sua empresa, para fortalecer sua equipe e propiciar melhores resultados”.
Liziane: “A empresa precisa sensibilizar, conectar e treinar a sua equipe de acordo com a sua cultura organizacional. Há, naqueles que procuram emprego, as hard skill (competências técnicas que posso comprovar que possuo) e as soft skill (competências subjetivas, como responsabilidade e comprometimento, que só podem ser comprovadas na prática). As soft skill, que são características que surgem com a experiência de vida e a criação da pessoa, estão cada vez mais raras, e aí está grande parte do diferencial”.
Como montar o próprio negócio?
Ariel: “Primeiramente, é importante ter estado em um ambiente de empresa, para ver como é o funcionamento por dentro. Também é necessário não ter medo de começar pequeno. Elenco ainda quatro pontos importantes: financeiro, marketing, liderança e vendas. Faça amizades, parcerias, trocas. Com uma rede de contatos e perseverança, o crescimento é automático”, disse, destacando sua história de vida, falando que, desde pequeno, já tinha um interesse pelo empreendedorismo.
Liziane: “O ideal é que haja uma experiência anterior em uma empresa. Mas é importante contar com o apoio das instituições e das pessoas que já passaram por isso. Usem essa rede de apoio e coloquem sua energia em seu crescimento. Toda ação dentro de nós mesmos”, falou, destacando as oportunidades de qualificação e orientação profissional disponibilizadas pelo Executivo Municipal.
Ao fim do Painel Interativo, foi realizado sorteio de uma cesta de brindes e de um curso de inglês.
A Semana de Oportunidades tem seu evento final no domingo, 6, na Praça Coronel (em caso de tempo firme). Compareça no Feirão de Oportunidades e dê mais um passo para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
TODOS CONTRA A DENGUE