O retorno da chuva para a Capital Gaúcha da Soja renova esperança, principalmente, para o campo. Além do solo castigado pelo calor intenso e a dura estiagem dos últimos meses, aos poucos, a recorrência da chuva vai recuperando nascentes, córregos e açudes. O tempo chuvoso dos últimos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acumula 66 mm, em Tupanciretã.
A instabilidade, que atinge o município, ocasiona índices ainda maiores no interior, localidades como Bocaverá, 83 mm, Batu, 93 mm, entre outros locais aferidos pela Cooperativa Agropan recebem chuvas expressivas neste mês de maio. Na cidade vizinha de Jari o acumulado já passa de 125 mm.
E estes volumes pluviométricos podem ser ampliados nos próximos dias, segundo dados divulgados pela Emater/Ascar - RS, o primeiro fim de semana do quinto mês do ano será chuvoso no estado: “entre a sexta-feira (05) e o domingo (07), a passagem de uma área de baixa pressão e de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados e altos volumes acumulados, principalmente na Metade Norte. Na segunda (08), o ingresso de uma massa de ar frio e seco afastará a nebulosidade e provocará o ligeiro declínio das temperaturas”, cita o texto publicado hoje.
O site Clima Tempo estima uma média de chuva para Tupanciretã nas próximas 72 horas, e, para quem pedia chuva, ao menos indica o site, terá tudo para ser atendido. Na sexta-feira, dia 05, espera-se 44mm, sábado, dia 6, 20mm e domingo, dia 07, 43mm. A soma, dos próximos dias é de pouco mais de 100mm.
A média histórica para o mês de maio em Tupanciretã é 136 mm, confirma o site weatherspark.com. Até o momento do fechamento desta matéria, o acumulado já atingia 48% do volume esperado para o período.
TODOS CONTRA A DENGUE