- “Desde o início, sempre nos desafiamos a buscar conhecimento para realizar uma boa administração, seja na secretaria do Agronegócio, seja assumindo a chefia do Executivo nesse momento em que o prefeito precisou se retirar por questões de saúde. Inclusive, estamos muito felizes com a rápida recuperação do prefeito Gustavo”, disse, destacando que o retorno de Gustavo Terra ao cargo e às ocupações de prefeito está próximo.
Então, Marcio Dias revelou à comunidade sobre criação de um novo modelo de coleta de lixo para a cidade:
- “Existem muitas cobranças e críticas em relação à coleta do lixo, e a comunidade tem razão. Hoje, estamos prestes a ter novidades dentro do projeto de reestruturação do recolhimento e destinação do lixo. Agregando ainda um montante maior de centralização do lixo em Tupanciretã, pois o custo de logística para envio dos detritos é muito alto. Precisamos reduzir os custos e fazer as limpezas corretas”, disse, afirmando que o projeto de reestruturação de limpeza urbana está em fase de conclusão e, em breve, será divulgado à comunidade.
O retorno das chuvas depois de um longo período de estiagem também foi comentado pelo prefeito em exercício:
- “Tivemos a grata satisfação de ter esse volume de chuva nos últimos dias. Pois, geralmente, depois do período de estiagem longa, ocorre um volume grande de chuva, mas em curtos período. E isso ocasiona prejuízos de escoamento e mesmo na palhada da lavoura. Porém, desta vez, as chuvas vieram calmamente e com os volumes menores por período. Assim, tivemos a recuperação da maioria das fontes de água e de açudes e bebedouros”, explicou.
Marcio Dias ainda apresentou dados estatísticos relativos às precipitações no município:
- “A nossa média de chuva em anos normais gira em torno dos 200, 220 milímetros mensais. E, durante o período de estiagem (outubro de 2022 a abril de 2023), tivemos apenas em torno de 25% desse volume: entre 55 e 68 milímetros. Ou seja, é necessária mais chuva para uma recuperação plena”, disse.
A chuva certamente é bem-vinda. Porém, quando encontra o solo seco resultante da estiagem, acaba ocasionando dificuldades de tráfego nas estradas do interior:
- “Com o retorno das chuvas, o solo acaba rompendo a camada superior e várias valetas se abrem. Assim, as estradas ficam intransitáveis. Com o maquinário da Prefeitura e contatando as empresas, recuperamos as estradas e mobilizamos pessoal para auxiliar caminhões e outros veículos. Nos próximos dias, o nosso desafio é fazer o patrolamento dos pontos mais críticos, como o trecho Tupanciretã-Lageado do Celso”, disse, destacando o retorno das aulas nas escolas do interior.
Por fim, Marcio Dias comemorou a recuperação de Gustavo Terra, elogiando seu comportamento de líder:
- “Temos a grata satisfação de termos um prefeito que tem a capacidade de assimilar as dificuldades e ter reações rápidas e positivas. É isso o que faz um líder. Estamos na expectativa, o retorno do prefeito Gustavo Terra está próximo”, disse, destacando que tem compromisso com a comunidade e com a Administração Municipal e está sempre disponível a atender demandas necessárias”.
TODOS CONTRA A DENGUE