A sessão legislativa desta segunda, 22, votou diversas pautas de interesse da comunidade e do município durante a Ordem do Dia. Uma das principais, que inclusive motivou manifestações em tribuna, foi a concessão de vale-alimentação aos monitores cívico-militares em atuação em Tupanciretã: a pauta foi aprovada por unanimidade.
Os vereadores também comentaram sobre a segunda edição do Domingo no Parque, sobre evento do Progressista de Tupanciretã e prestaram condolências aos familiares dos adolescentes envolvidos na tragédia da última quinta-feira.
ORDEM DO DIA
Projeto de Lei Complementar nº 077/2023, de 08 de maio de 2023 - Altera a nomenclatura do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso: aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 068/2023, de 26 de abril de 2023 - Autoriza o Poder Executivo de Tupanciretã/RS a ceder área pública para fins de moradia: aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 074/2023, de 04 de maio de 2023 - Altera dispositivos da Lei Ordinária Municipal nº 4530 de 20 de dezembro de 2022 e dá outras providências: aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 075/2023, de 05 de maio de 2023 - Autoriza o Poder Executivo de Tupanciretã a ceder bem público para Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari:
Projeto de Lei nº 076/2023, de 05 de maio de 2023 - Acrescenta eventos à Lei Ordinária Municipal nº 4155, Calendário Permanente de Eventos e Atividades do Município de Tupanciretã: aprovado por unanimidade.
Confira as manifestações dos vereadores em tribuna:
RONALDO SALLES (PSDB)
Falou de pedidos de providência de sua autoria: “Possibilidade de reforma dos banheiros do Cemitério Municipal. A situação é precária. Também, que seja feita a instalação de placas indicativas nas ruas da cidade. Facilita a localização”. Também prestou votos de pesar: “Tragédia doída que enlutou Tupanciretã e envolveu duas crianças. Só Deus para consolar”. Elogiou ainda o desempenho do Figueira em Caxias do Sul pela Série Ouro: “O time de Tupanciretã ganhou do AVGF por 3 a 0”. Falou ainda sobre o vale-refeição dos policiais militares que atuam na Escola Cívico-Militar: “Eles cumprem carga-horária normal. Sou totalmente a favor”.
BENEZER CANCIAN (PP)
Falou de Pedido de Informação de sua autoria: “Durante os dias de semana, há nas ruas de nosso município vendedores ambulantes. E algumas pessoas me procuraram reclamando sobre essa questão. Precisamos ver se essas pessoas estão recolhendo alguma taxa”. Também comentou sobre a questão das placas indicativas dos nomes das ruas: “As placas já foram colocadas, especialmente na Avenida Rio Branco, mas foram retiradas, pois estavam instaladas de modo errado. Certamente, novas placas estão sendo providenciadas”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Falou a respeito de Pedido de Providência de sua autoria: “Ponte de madeira ligando os assentamentos Nova América e Santa Rosa necessita de reforço”. Citou ainda a palestra com a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia: “Vários assuntos referentes às mulheres: violência doméstica, política e segurança. A casa esteve cheia”. E falou da Convenção Progressista Municipal: “Tivemos a honra de receber várias pessoas, incluindo o deputado federal Pedro Westphalen, que destina recursos a nossa cidade”, disse, parabenizando os presidentes eleitos. Comentou ainda sobre o Domingo no Parque e prestou solidariedade aos familiares da tragédia envolvendo dois adolescentes: “Quero deixar meu abraço e solidariedade a essas duas mães. Que Deus as fortaleça”.
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora comentou sobre a possibilidade de o projeto que concede vale-alimentação aos monitores cívico-militares apresentar duplicidade: “Se esses policiais estão no regime estadual como inativos, então, não podem ganhar vale. Mas sou a favor da aprovação do projeto”.
TODOS CONTRA A DENGUE