A agricultura, principal carro-forte de Tupanciretã, merece atenção especial. Pensando nisso, o SENAR-RS desenvolve diversas parcerias no município com o objetivo de capacitação dos agentes envolvidos nessa área. Além disso, também oferece cursos profissionalizantes para capacitar aqueles que buscam por melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Para falar sobre as frentes nas quais o SENAR-RS trabalha em Tupanciretã, o JM Digital conversou com a supervisora Regional do SENAR Produção Sul, Graziela Leães:
- “O SENAR busca capacitar, melhorar a qualidade de vida e fazer ações em prol da vida do produtor rural: produtores, trabalhadores e agroindústrias. No caso de Tupanciretã, o público acaba sendo a comunidade como um todo, pois é uma cidade onde as vidas urbana e rural estão intimamente ligadas”, disse, destacando ainda como seu trabalho em diferentes cidades e biomas ajuda no enriquecimento dos serviços ofertados.
A supervisora destacou ainda a proatividade dos órgãos públicos e privados em Tupanciretã como um diferencial para a atuação do SENAR-RS no município:
- “Nossas consultorias e assistências ocorrem sempre via Sindicato Rural. Também, junto de outras parcerias, como, por exemplo, a Prefeitura Municipal, conseguimos levar de maneira mais efetiva os nossos cursos à comunidade. Eu sempre uso Tupanciretã como exemplo de sucesso da Assistência Técnica em Agroindústria. Por exemplo, o primeiro curso de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos ocorreu na cidade. O principal para os bons resultados foi a parceria entre poder público, sindicatos e a EMATER. Hoje, vemos o quanto as agroindústrias de Tupanciretã cresceram”.
E comentou sobre novas iniciativas que serão divulgadas na Capital Gaúcha da Soja na próxima semana:
- “Na próxima quarta-feira (31), lançaremos mais duas assistências técnicas gerenciais no município. Atualmente, já temos duas assistências desse tipo: uma de agricultura e outra de agroindústria. Agora, colocaremos mais uma de agricultura e outra de bovinocultura de leite. A nossa técnica irá se aproximar dos produtores para entender melhor os objetivos de cada propriedade. Então faz-se um planejamento”, disse, destacando que a SENAR se preocupa com todas as áreas de produção e que para participação nas assistências técnicas é necessário possui bloco de produtor e ter alguma ligação com o tema da assistência de interesse.
As ofertas de capacitação voltadas para o público em geral também foram pautas da conversa:
- “Trabalhamos com cursos profissionalizantes de solda, eletricista rural, processamento de frutas. Agimos também na área de alimentação, dando cursos dentro do hospital e creches, para merendeiras. Atuamos de forma intensa no município, e muitas pessoas não ficam sabendo. E há ainda um diferencial: os nossos cursos são gratuitos e abertos a toda a comunidade”.
Graziela Leães explicou ainda qual o procedimento para atuação junto ao SENAR:
- “Hoje, temos aberto o Edital de Técnico de Assistência Técnica, que contempla seis específicas: agricultura, agroindústria, leite, corte, ovinocultura, apicultura, piscicultura, olericultura, fruticultura. Então, a pessoa precisa ter formação na área e/ou experiência. O SENAR também trabalha com contratação de empresas. Então, qualquer pessoa que tenha capacitação comprovada para atuar pode trabalhar no SENAR".
TODOS CONTRA A DENGUE