noticias74 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão Legislativa discute condição de esgoto a céu aberto em residências e destaca a prestação de serviços da Saúde Municipal

Comentários a respeito de iniciativas realizadas pelo Executivo na última semana, e situação de remuneração de estagiários também estiveram entre as pautas

Publicada em 29/05/2023 às 12:29h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão Legislativa discute condição de esgoto a céu aberto em residências e destaca a prestação de serviços da Saúde Municipal  Compartilhar a noticia Sessão Legislativa discute condição de esgoto a céu aberto em residências e destaca a prestação de serviços da Saúde Municipal  Compartilhar a noticia Sessão Legislativa discute condição de esgoto a céu aberto em residências e destaca a prestação de serviços da Saúde Municipal

Link da Notícia:

Sessão Legislativa discute condição de esgoto a céu aberto em residências e destaca a prestação de serviços da Saúde Municipal
 (Foto: JM Digital)

 

A Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (29) tratou de diversos assuntos de interesse para a comunidade tupanciretanense. Entre pedidos de providência para redutores de velocidade e para sinalização de nomes de ruas, a pauta em destaque tratou da situação de esgoto a céu aberto em residências na proximidade da hípica.

 

O tema rendeu manifestações acaloradas em tribuna, com os vereadores apresentando seus pontos de vista visando resolver a situação. Além disso, questões referentes à Saúde Municipal também receberam menção especial.

 

Os vereadores também repercutiram as iniciativas realizadas pelo Executivo Municipal na última semana, como a programação do Maio Amarelo, o I Seminário de Educação Fiscal e o Casamento Coletivo.

 

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei Complementar 39/2023 - Institui a política de sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas e uso racional da energia. Cria o programa de premiação e certificação em sustentabilidade ambiental em Tupanciretã: aprovado por unanimidade.

 

Projeto de Lei 80/2023 - Autoriza o poder Executivo a repassar valor ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública: aprovado por unanimidade.

 

Projeto de Lei 81/2023 - Autoriza o município de Tupanciretã a firmar termo de cooperação com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RS): aprovado por unanimidade.

 

Projeto de Lei 007/2023 - Dispõe sobre a denominação de Rua Evano Herter à atual via pública denominada Rua Coronel Pedro Osório: aprovado por unanimidade.

 

 

Confira a manifestação dos vereadores em tribuna:

RONALDO SALLES (PSDB)

Iniciou sua manifestação prestando votos de pesar. Em seguida, destacou a igualdade entre as pessoas: “Seja simples e bom do coração. Ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais”. Falou ainda de pedido de infraestrutura urbana: “Redutores de velocidade no bairro Elizabeth e no bairro Moraes. E instalação de placas com nome das ruas”, disse, citando ainda que outras vias também necessitam de redutores.

 

BLADIMIR PEREIRA (PP)

Falou de pedidos de providência de sua autoria: “Os moradores da proximidade do Lar Santa Rita de Cássia solicitaram o redutor devido à velocidade com que os carros trafegam na região”. Comentou ainda sobre o Projeto de Lei Complementar nº 86: “Em março de 2022, estive em Porto Alegre para reunião com advogado do IGAM. Eu estava pleiteando o descongelamento para contagem do tempo de serviço como período aquisitivo para a concessão de quinquênios, mudança de classe e demais mecanismos equivalentes a todos os servidores públicos de Tupanciretã”, disse, relatando toda a sua mobilização para a resolução da pauta: “Em municípios do sudeste, já há decisões favoráveis aos servidores. Então apresento hoje esse projeto e pedirei votação com urgência”.

 

JOCELENE AQUINO (PT)

Falou sobre o Projeto do REFIS: “Projeto muito importante, pois sabemos que muitos munícipes estão renegociando suas dívidas com o município”. Comentou também o projeto do CIEE: “Estivemos questionando o valor que é pago aos nossos estagiários, tendo em vista que há uma diferença grande com aquele da regional de Santa Maria e com o de Júlio de Castilhos”, disse, destacando ainda que os estagiários estariam sendo impedidos de estudar no turno inverso. Falou ainda da presença do INCRA em Tupanciretã: “Será feita a entrega do auxílio-estiagem entre terça e quinta desta semana, com a presença do deputado Adão Pretto”.

 

BENHUR TERRA (PSDB)

Comentou a respeito de informações que lhe foram repassadas vindas do Executivo Municipal: “O prefeito Gustavo Terra, assim como o secretário de Obras, são bons ouvintes e nunca deixaram de atender ninguém”, disse. Falou sobre a secretaria da Saúde: “Foram realizadas 748 consultas médicas no município. Em uma semana, foram 90 viagens atendendo 366 pacientes. É importante publicizar esses dados, que mostram a execução do trabalho”, disse, se mostrando aberto à comunidade para ouvir demandas sobre a saúde municipal.

 

CARINA VALAU (MDB)
Comentou sobre Pedido de Informação de sua autoria: “A respeito de mamografia que foi marcado em Júlio de Castilhos. A van foi para a cidade no dia errado, e teve de retornar novamente no dia certo. Então, acabou ocorrendo duplicidade de uso de dinheiro público”. Falou ainda de pedido de atualização no funcionamento do vale-alimentação: “O funcionário acaba perdendo o vale quando mais precisa. Então, pedimos que o executivo transforme esse vale em auxílio-doença”. Comentou também sobre o procurador da Casa Legislativa: “Há muito ‘cola e copia’ e entrega de projetos em cima da hora”, e também de questão de infraestrutura próximo à hípica: “Está acumulando esgoto no fundo do pátio das pessoas. Além disso, o esgoto está se misturando ao banhado. É crime ambiental”.

 

BENEZER CANCIAN (PP)

Falou a respeito de erros em redação de Projetos: “Somos todos seres humanos, quem nunca errou? E nenhum de nós erra por querer”, disse, manifestando repúdio às palavras da vereadora Carina. Falou sobre denúncias anônimas: “A meu ver, são pessoas que não têm a coragem de mostrar a cara ou de assinar uma denúncia. Pois, se há algo errado na Administração Pública, faça a denúncia, mas mostre a cara. Isso são denúncias de pessoas que não têm capacidade. Quando a administração iniciou, tínhamos 84 ruas sem pavimentação. Hoje, temos cerca de 40”. Comentou sobre questão de esgoto nas proximidades da hípica: “Não concordo com o fato de haver esgoto no pátio das residências, mas foi um cidadão do PSDB que mandou entupir essas valas. Tenham a certeza de que levaremos a pauta ao Executivo Municipal para resolução”.

 

ARLETE SILVEIRA (PP)

Falou sobre o I Seminário Regional de Educação Fiscal: “Teve sucesso garantido, com mais de 200 inscritos, incluindo pessoas de outros municípios. Os assuntos foram muito pertinentes”, disse, destacando o problema da sonegação de impostos. Citou ainda o Maio Amarelo: “Iniciativa para conscientização no trânsito, especialmente dos jovens, com palestra e depoimento de quem passou por grave acidente. A Casa de Cultura estava lotada”. Comentou também sobre o 9º Casamento Coletivo: “Evento muito bem organizado, com um belo palco arranjo de palco. Parabéns a todos os casais”. Comentou também de evento voltado às mulheres realizado na comunidade São Bernardo, no último domingo (28): “Linda tarde de conversa”. Finalizou citando obras e iniciativas realizadas pela Administração Municipal: “Em 2023, foram feitos 120 km de estradas no interior do município. Também serão feitas melhorias de infraestrutura no posto Marcial Terra”.

 

CARLOS AUGUSTO (PP)

Falou sobre o CIEE (estágio): “Solicitei ao prefeito, se possível, a revisão dos valores, pois os custos de faculdade, transporte estão aumentando e o que os estagiários vêm recebendo não está sendo suficiente”. Comentou também sobre os trabalhos do Castramóvel: “Hoje, terão início as castrações dos animais. Cerca de 100 pets”. Comentou ainda sobre obras de infraestrutura: “Nos próximos dias, várias pavimentações irão começar”. Falou também sobre a questão do esgoto na região da hípica: “Vou explicar umas questões de legislação. Como não há tratamento de esgoto no município, não é permitida a canalização na rua. Ou seja, certamente essa canalização foi feita sem autorização”.

 

CATITE (REPUBLICANOS)

Parabenizou o Poder Público pela realização do Casamento Coletivo: “Quinze casais oficializaram o matrimônio. Foi um ato importante e muito bonito e bem conduzido. A organização está de parabéns”. Então, falou sobre a retomada das competições esportivas: “Na semana passada, tive reuniões com o prefeito Gustavo Terra para alinhavarmos o retorno dos torneios. Já está definido um calendário de competições, com o futsal iniciando em julho e o futebol de campo em setembro. Serão 25 torneios, com mais de 1000 atletas envolvidos”, disse, destacando o compromisso com a comunidade esportiva do município. Comentou sobre evento do Republicanos realizada no último sábado (28): “Filiamos 67 novos membros, incluindo um grande número de mulheres. Parabenizo a todos os organizadores do evento”, disse, sinalizando que muitos já se disponibilizaram a concorrer na próxima eleição.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.