Bárbara Terra, secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, fala sobre os eventos organizados pela pasta
Feirão de Oportunidades, Campanha do Agasalho, Conferência de Assistência Social e Domingo Animal foram as iniciativas comentadas
Publicada em 07/06/2023 às 18:26h | Jornal Manchete Digital
Compartilhe nas redes sociais
Atualizadas às 21h06min., de 07/06/23;
Atualizada às 12h31min., de 10/06/23.
Nesta quarta (7), o JM Digital conversou com a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Bárbara Terra, sobre as iniciativas organizadas pela pasta em prol da comunidade de Tupanciretã.
O primeiro evento a ser comentado foi o Feirão de Oportunidades, que reuniu ótimo público na Praça Cel. Lima no último domingo (4), e foi momento de propiciar oportunidades de aproximação entre empreendedores e pessoas buscando entrar no mercado de trabalho:
“Da minha parte, fiquei muito contente. Foi o primeiro evento realizado nesse sentido da busca de empregos e teve grande aceitação da comunidade”, disse, destacando a participação da ACIT e da Sala do Empreendedor na organização.
Bárbara ainda recordou as atividades que fizeram parte da programação do Feirão:
“Sabemos que no nosso município há muitos que não muito como organizar um currículo e se apresentar na entrevista de emprego. Então, fizemos oficina de elaboração de currículo e marketing pessoal, com parceria do Senac. E também realizamos WorkShop para abrir a mente das pessoas na questão da valorização do seu posto de trabalho junto da empresa. O nosso Feirão como um todo teve essa ideia de preparar as pessoas para esse último dia, no qual ocorreram as entrevistas de emprego”.
Com a proximidade do inverno, o poder público municipal começou a receber doações de roupas para a tradicional campanha:
“Pedimos que as pessoas que têm condições de doar, façam doações de roupas, agasalhos de inverno (blusão, casaco, calça) e, principalmente, calçados. E sempre peças em boas condições. Não temos serviço de lavanderia em nossa secretaria. Estamos organizando por tamanho e gênero”, disse (pontos de coleta na Prefeitura Municipal e na Secretaria de Desenvolvimento Social).
Em seguida, explicou como as doações chegarão a quem precisa:
“A entrega dos agasalhos será feita por CPF. Por exemplo, no caso de uma mãe com três filhos, é necessário apresentar o CPF dos filhos. Também haverá um limite específico de roupas para retirada, e a pessoa só poderá receber doações uma vez. Estamos com esse procedimento porque houve relatos de pessoas que pegaram as doações e acabaram comercializando”
12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Nessa pauta, a secretária destacou a importância da Conferência, especialmente para aqueles setores da sociedade que necessitam de assistência social:
“Conferência que ocorre a cada dois anos, e é momento de reflexão e debate de temas voltados à assistência social. Por isso, é importante que as pessoas, e especialmente as entidades que precisam das políticas de assistência, possam se fazer presentes nesses eventos para entender como realmente funciona esses serviços”, explicou.
Também deu maiores detalhes da função das Conferências Municipais:
“As pessoas poderão dar suas sugestões em cinco eixos temáticos. E essas sugestões serão enviadas para a Conferência Nacional, quando serão debatidas. Posteriormente, serão entregues ao governo, que então toma as providências para que algumas dessas sugestões sejam colocadas em prática”.
A Conferência ocorre em 21 de junho, com credenciamento a partir das 7h30. Neste ano, o tema é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos, o SUAS que queremos".
DOMINGO ANIMAL
Bárbara Terra ainda divulgou uma novidade. Está em desenvolvimento atração voltada para prestigiar os animais de estimação:
“A ADAT organizará o Domingo Animal, evento que terá apoio do Município e da ACIT, e que apresentará produtos e serviços referentes ao mundo animal. Também haverá Concurso de Pet, passeio com pônei, e outras atrações”, explicou.