Alunos dos cursos do projeto Qualifica CadÚnico receberam certificação de conclusão de curso, na noite desta terça-feira, dia 04, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã. Foram oferecidas 89 vagas, neste 1° semestre. O projeto é realizado com a organização da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS – Centro de Referência Assistência Social “Casa das Famílias”.
Dentre as autoridades, o prefeito Gustavo Terra, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra, coordenadora do CRAS, Natana Moreira, supervisora do SENAR/RS, Graziela Leães e Guilherme Mirasso, SENAC-Santa Maria.
"Esses cursos são gratuitos, nós temos como parceiros o SENAR e o SENAC, mas gratuito para os participantes, pois alguém paga a conta e quem paga é o contribuinte. Na realidade é uma maneira que a gente encontra de retornar às pessoas essa oportunidade de se qualificar, de desenvolver algum talento, que, eventualmente, tenha, de criar novos talentos e aumentar a renda familiar", disse Gustavo Terra.
O formando, Gediel Maidana, 35 anos, concluiu o curso de garçom. Morador do bairro Marcial Terra, explica que a aperfeiçoamento validou a atividade que já desempenhava.
"Na verdade, eu já trabalhava de amador e via a oportunidade, nesse curso, de eu me profissionalizar e de ter um certificado nessa área. É uma área boa, muito importante e me identifico muito com a profissão, disse Maidana.
Durante o evento, o JM Digital conversou, ao vivo, com a coordenadora do CRAS, Natana Moreira. Ela ressaltou que os cursos, além de qualificar, buscam incentivar para que os participantes melhorem a renda e sejam inseridos ao mercado de trabalho.
"O objetivo do Qualifica CadÚnico é de qualificar à comunidade para que tenha acesso ao mercado de trabalho ou que possa melhorar à sua renda, empreender, e, assim, ficar cada vez mais pertencentes aos serviços da assistência, gerando autonomia e expandir a nossa comunidade para que eles possam ter qualidade de vida", disse Natana.
Buscando oportunizar especialização e oportunidade de qualificação aos munícipes a administração municipal, por meio de parcerias, desenvolveu o projeto Qualifica CadÚnico. Ao todo, 70 formandos receberam o certificado de conclusão, em sete cursos.
Para participar dos Qualifica CadÚnico é necessário estar inscrito no Cadastro Único ou receber Bolsa Família, também as vagas remanescentes são destinadas à comunidade em geral. Fique atento aos informativos da Prefeitura e redes sociais para as próximas etapas do programa.
TODOS CONTRA A DENGUE