Na manhã desta quinta-feira, dia 06, o JM Digital conversou com a enfermeira Andrea Appel, coordenadora do setor de imunização de Tupanciretã. Além do chamamento para a vacinação contra a covid-19, e o do andamento da imunização contra a gripe, a profissional destaca a baixa procura por vacinas de rotina.
“Eu quero fazer uma consideração para as vacinas de rotina, que tiveram uma queda muito grande nos últimos tempos, e peço que os pais tragam seus filhos para completaram os esquemas das carteirinhas. Muitos pais não conhecem às doenças. Hoje eles têm acesso às redes sociais. Procurem o que é sarampo, o que é uma poliomielite, o que é uma meningite. O que as vacinas significam. Com elas diminuíram às doenças, ou até foram erradicadas no nosso país, muitas no mundo. Procurem se inteirar mais da importância da vacinação para o seu filho”, disse Andrea.
A imunização de rotina está disponível nas salas de vacinação de segunda a quinta.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Apesar de a diminuição na procura pelo imunizante contra a covid-19, todos os postos ficam preparados para aplicar à vacina. A etapa desta semana acontece nesta sexta-feira, dia 07, nos postos da Gaúcha, Marcial Terra, Pedreira e ESF, das 8h às 12h e das 13h30min., às 17h. No centro, das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Para as pessoas que queiram receber a vacinação contra a gripe é possível fazê-la no mesmo dia.
Leve consigo: CPF, Carteira de Vacinação ou Cartão SUS.
A vacinação da Pfizer bivalente já está disponível para qualquer pessoa de 18 anos ou mais desde que tenham recebido a 2ª, 3ª ou 4ª dose há pelo menos 4 meses e para pessoas de 12 a 17 anos que pertençam aos grupos de risco.
A vacina da Pfizer bivalente estará disponível em todos os postos.
"Tem diminuído bastante o movimento, alguns ESF’s, na sexta-feira, aplicam somente uma dose. Onde dá mais movimento, geralmente, é no centro. Mas é isso, pois, eu acredito, que essa é uma doença que veio para ficar, não adianta ignorar. Ela existe, só que a pessoa tem que estar vacina", alerta a coordenadora.
TODOS CONTRA A DENGUE