O atual fim de semana começa com mínima de 17°C, é a esperada gangorra térmica, pois no começo da semana o município de Tupanciretã chegou a registrar - 0,4°C, na terça-feira, dia 18. A sexta-feira, dia 21, foi de máxima atingindo 25°C, e, assim, o mês mais frio do ano deve encerrar, sem possibilidade de frio intenso na região, ao menos na previsão estendida.
As informações são do site Clima Tempo, com dados estimados até o dia 31 de julho, mas, embora sem o frio esperado para a época, chove nesta última semana, já a partir de segunda-feira, dia 24. Perído em que espera-se temperaturas oscilando entre 8°C e 17°. Acumulado no período, até quinta-feira, dia 27, é de 50 mm. Após os termômetros voltam a subir.
Entretanto, a mínima será bem longe da menor temperatura histórica para os últimos anos, registrada em 2008, quando chegou a -4°C, mas bem próxima da maior máxima para o período que, em 2021, atingiu 27°C, em Tupanciretã.
A explicação está no fenômeno El Niño que dificulta a entrada do ar frio sobre o Brasil e por isso não se deve esperar por um inverno rigoroso, na média. Alguns picos de frio intenso vão ocorrer, mas com curta duração. Será difícil acontecer uma passagem de ar polar tão ampla e forte como a que se observou na última semana do outono de 2023, já adiantava o site Clima Tempo em publicação veiculada no fim do mês passado.
TODOS CONTRA A DENGUE