A sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, desta segunda-feira, dia 31, contou com a presença de membros da Associação dos Deficientes Físicos de Tupanciretã (ADEFIT), que, além de pedidos de apoio, também pontuaram sobre a falta de serviço de fisioterapia. O Poder Legislativo se comprometeu em auxiliar os integrantes da associação que busca apoio da comunidade e conscientização das autoridades locais para a observação de suas demandas.
Após a Tribuna Livre, que ocorre sempre na última sessão ordinária de cada mês, foi a vez da explicação pessoal. Nem todos utilizaram o espaço. Porém, antes, o secretário da Mesa Diretora, vereador Benezer José Cancian (PP) realizou a leitura do expediente.
O vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP) foi o primeiro a utilizar o tempo. Carlos falou sobre suas solicitações. Ele reforçou, por meio de pedido de providência, para a criação de uma rótula entre a Rua Bento Gonçalves e a Avenida Cel. Luiz Azevedo, próximo à Escola Estadual Antônio José da Silveira, no centro. Solicitou ainda para validar a prorrogação do prazo para refinanciamento de débitos municipais (REFIS), que foi estendido até o dia 31 de agosto. Citou também que os vereadores votassem PL de urgência para pagamento de salários de funcionário de antiga empresa recolhimento de lixo. Carlos ressaltou que segundo o proprietário salários já foram pagos.
Após, o tucano Ronaldo Machado Salles (PSDB), começou ressaltando a ADFIT, em nome do presidente Paulo Ferreira. Tradicionalmente, Salles efetuou a leitura de seus votos de pesares ocorridos na última semana. Ele leu o nome de 6 pessoas. Ao encerrar sua manifestação, efetuou a oração da semana.
Na sequência o vereador Bladimir Pereira dos Santos (PP) subiu à tribuna. Ele citou sobre seus pedidos de providência. Pediu atenção ao trecho de via pública constantemente afetado por alagamentos, local próximo à Escola Antônio Silveira para limpeza de bueiros. Solicitou ainda reparos no asfalto na Avenida Vaz Ferreira, próximo à Escola Joaquim Nabuco. Na rua Osvaldo Cruz com a Hermínio Alcantara Vieira, solicitou reparos em canos. O secretário de Obras se comprometeu com a realização do serviço.
O vereador Benezer Cancian (PP) explanou sobre a retirada de tapumes de concreto na referida localização citada por Carlos Augusto. Cancian citou que já se reuniu com moradores e comerciantes da região e o local foi isolado por acidentes que aconteceram na região, inclusive com morte no trânsito. Ele disse não ser contra à retirada dos tapumes, mas lembrou que o órgão competente tem o dever de decidir. Sobre a votação do PL para pagamento de salários de funcionário de empresa recolhimento de lixo urbano por parte da prefeitura que é solidária em contrato, o vereador solicitou mais tempo para apreciação do mesmo.
A vereadora Alerte Silveira (PP) foi à última na manifestação pessoal. Ela tratou sobre indicação realizada para solicitação em trecho da Avenida Bortolo Fogliatto e Avenida Carlos Gomes de Abreu próximo à antiga Casa Fenner, que, devido ao fluxo intenso de veículos e segurança das pessoas é necessário melhor organização do trânsito naquele trecho.
Na ordem do dia foi aprovado por unanimidade o PL 115/2023, datado em julho 2023 e originado pelo Poder Executivo para autorização do serviço em área privada.
Assista à sessão.
*Houve uma queda de luz no início da sessão e essa situação provocou um atraso na entrada ao vivo via internet.