Na segunda-feira, dia 07, o Jornal Manchete Digital mostrou com exclusividade a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tupanciretã. Para conferir o trabalho dos vereadores na íntegra, assista ao vídeo disponível nesta matéria. Quatro projetos entraram na Ordem do Dia e todos foram aprovados por unanimidade.
Os projetos aprovados foram:
O vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP) lembrou aos colegas dos trâmites para a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Após a leitura do expediente pelo secretário da Mesa, vereador Benezer Cancian (PP), foi aberto espaço às manifestações dos vereadores. Alguns utilizaram o tempo da Explicação Pessoal.
A vereadora Arlete Silveira (PP) foi a primeira a utilizar o espaço. Ela explicou sobre seu pedido para a instalação de uma parada de ônibus na comunidade São Bernardo. A vereadora progressista citou sobre o Domingo AnimAU, evento que aconteceu no último domingo, em que a maioria dos recursos arrecadados foram para a Associação Defensora dos Animais de Tupanciretã (ADAT). A vereadora parabenizou a organização (ACIT, Administração, ADAT e empresas parceiras). Arlete ressaltou que a administração já investiu R$ 100 mil para as castrações de animais e sobre o início do projeto Recicle Bem nas escolas do município. A vereadora finalizou citando sobre evento na Entidade Nativista Taquarembó do Baile em Homenagem aos Pais e encerrou parabenizando aos pais pelo dia no próximo domingo.
Em seguida, o vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP) utilizou o espaço. Ele citou sobre o retorno do evento da Liga de Combate ao Câncer de Tupanciretã, Arroz Amigo, que está sendo organizado pela entidade e se comprometeu em apoiar o evento. Carlos citou sobre a atuação do Castramóvel, que no ano passado castrou 100 animais na ADAT. Ele explicou que muitas pessoas se cadastraram durante o Domingo AnimAU e que neste momento inicial as pessoas com benefícios sociais estão sendo atendidas. Após os animais com tutela também serão atendidos. Ele encerrou parabenizando aos pais pela data especial no próximo domingo.
Na sequência, o vereador Ronaldo Machado Salles (PSDB) fez uso da palavra. Citou que não houve registros de óbitos nos últimos dias. Disse que participou de dois eventos no último fim de semana: Galeto da Sociedade Salgueiro e jantar dos Sentinelas da Tradição. Defendeu a continuidade dos sindicatos, explicando que o fim da modalidade no município seria uma ditadura. Finalizou com a oração da semana.
Carina Santos da Costa Valau (MDB), a vereadora começou falando sobre a situação dos Sindicatos e sua força. Como exemplo, citou o impasse sobre a venda da Corsan, que esbarra em discussões jurídicas através das manifestações dos sindicatos. A emedebista citou sobre a importância da oposição para os governos. Carina citou sobre seu Pedido de Informação para a situação do serviço de fisioterapia para a comunidade. Reforçou seu pedido para adequação de estacionamento e sinalização de locais adequados para embarque e desembarque de pessoas com deficiência física.
Na sequência, o vereador Benezer Cancian (PP) utilizou a tribuna. Chico Cacian parabenizou o jantar baile da Entidade Nativista Taquarembó e, mesmo sem poder estar presente, acompanhou pelas redes sociais, ressaltando o trabalho da Patronagem. Lembrou do evento no Tonicão, ocorrido no fim de semana, pelo D.T.G Sentinas da Tradição. Reforçou convite para o evento Jantar Baile que acontecerá no CTG Tapera Velha no próximo sábado. Cancian desejou um feliz Dia dos Pais e encerrou se comprometendo em realizar uma reunião com as lideranças para verificar a situação das pessoas que aguardam para fazer fisioterapia, citando como exemplo a manifestação dos integrantes da ADFT que solicitaram informações sobre o serviço.
Após, o presidente do Poder Legislativo, vereador Luiz Valmor da Silva França (Republicanos), disse que foi procurado por moradores do Quadro Frigorífico sobre o PL 126 (REURB), citando que as pessoas estavam apavoradas com o entendimento sobre o projeto. Catite explicou que se inteirou sobre o PL e explicou para a população que a intenção é de regulamentar as áreas aos moradores para que cada um tenha suas escrituras. Ele alertou para que as pessoas fiquem atentas à sessão e não acreditem em opiniões pré-eleitorais. Além de explicar que a administração já possui um planejamento para melhorar a infraestrutura das vias do Frigorífico.
ASSISTA À SESSÃO NA ÍNTEGRA: