Com mais de 2 mil quilômetros de estradas sem contar as vias urbanas, o município de Tupanciretã apresenta grande desafio para o gestor de Obras, segundo estimativa, do total de estradas pouco mais de 90% ainda são de chão, dentro de uma área, de mais de 2,2 mil km². Além dessas características, há, também, a necessidade de melhorar a trafegabilidade dentro do perímetro urbano, função exercida pela Secretaria Municipal de Obras.
Nessa terça-feira, dia 08, o JM Digital acompanhou o secretário da pasta municipal Gerson Moraes, na rua Tuiuti, no bairro Elizabeth. Local receberá pavimentação e melhorias, além deste trecho outras vias também estão em obras. O secretário também comentou sobre projeto para melhorar as vias do Quadro do Frigorífico, área estadual, que o Executivo Municipal busca regularização para os moradores.
Os efeitos climáticos e ainda a falta de mão de obra prejudicam no melhor desempenho, porém a equipe segue atuando para melhorar as condições. Sobre a rua Tuiuti, localizada no Bairro Elizabeth, já há uma empresa contratada para pavimentar um trecho da via e, em breve, melhorias serão realizadas. Gerson cita que as condições climáticas, de muitas chuvas, sempre acabam "levando material e provocando buracos devido às enxurradas".
Sobre o Quadro do Frigorífico, a Secretaria já está com o material represado, enviado pelo DAER, para dar início aos trabalhos, dependendo, agora, das condições climáticas.
Outro fator que acaba prejudicando o andamento dos trabalhos é de a situação de empresas não participarem das licitações, mesmo com o projeto pronto, e recursos garantidos, algumas vezes o serviço não acontece por falta de interesse. “Quando isso ocorre, é necessário reiniciar todo o processo, mas o nosso Planejamento sempre está atuando e buscando resolver esses problemas”, disse Gerson.
Segundo o secretário, ao todo, 20 vias na área urbana estão recebendo pavimentação. O trabalho também ocorre no interior do município. Em assentamento da região a equipe da secretaria atuou por mais de 30 dias para melhorar a trafegabilidade no local.
“Atualmente, 15 ruas estão recebendo malha asfáltica e outras cinco ruas receberão piso intertravado. No interior, o Assentamento Nossa Senhora Aparecida, a secretaria executou serviço de melhorias por 38 dias nas estradas do local. E agora, a equipe está atuando na estrada Jari/Tupanciretã”, finaliza Moraes.
TODOS CONTRA A DENGUE