A tempestade prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a Tupanciretã na manhã desta terça-feira, dia 12. No início da manhã, nuvens carregadas cobriram o céu, causando escuridão nas ruas e avenidas. Os veículos acenderam os faróis e os postes de iluminação pública religaram as lâmpadas.
No céu, uma nuvem densa anunciava a chegada da tempestade, por volta das 8h. Embora sem vento, a nebulosidade era expressiva. Para hoje, o site Clima Tempo estima um acúmulo de 70 mm de chuva. A previsão é de chuva durante todo o dia.
O fenômeno registrado no céu de Tupanciretã é chamado de nuvem prateleira. As nuvens prateleiras se formam quando o ar mais quente se eleva em camada acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. Este tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias “camadas” na direção horizontal. Elas são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Normalmente, as nuvens prateleiras são acompanhadas por ventos fortes, chuva forte e granizo.
TODOS CONTRA A DENGUE