A chuva deu uma trégua nesta terça-feira, dia 26, mesmo com o céu nublado e queda nas temperaturas. As áreas de tempestade atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre nas primeiras horas da manhã. Na região de Tupanciretã, a tendência é de tempo firme a partir de quarta-feira (27), porém, o recorde de chuvas para o mês de setembro já é marcante.
Dados disponibilizados pela Cooperativa Agropan, nesta manhã, confirmam o grande volume de chuva registrado também no interior da cidade. A localidade de Lageado do Celso, até o momento, superou a marca de 700 milímetros no acumulado para o mês de setembro. Segundo estatísticas, a média histórica para o período é de 129 mm, assim, as chuvas ultrapassam a marca em 445%.
Na cidade, segundo dados da cooperativa, o acumulado neste mês de setembro é de 552 mm. Ontem (25), o volume de chuva foi de 30 mm.
AVISO PARA O RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade, classificado como perigoso, para o dia 26 de setembro de 2023. O aviso começa à meia-noite e termina às 23h59 do mesmo dia.
Inmet - Áreas com possíveis ocorrências de chuva intensa destacada no mapa.
Durante este período, espera-se chuva intensa variando entre 30 e 60 mm/h ou acumulando entre 50 e 100 mm/dia. Além disso, ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h e queda de granizo são previstos.
Devido a essas condições climáticas severas, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Recomenda-se que as pessoas tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança e minimizar possíveis danos.
CONFIRA OUTRAS REGIÕES MONITORADAS
Dados Volume de Chuvas da Agropan/ Imagem: Cooperativa Agropan.
TODOS CONTRA A DENGUE