Na sexta-feira, dia 29, o vice-prefeito Márcio Teixeira Dias (PSB), que também é responsável pela Secretaria do Agronegócio de Sustentabilidade Ambiental, conversou com o JM Digital. Ele explicou que a secretaria foi acionada na quinta-feira, dia 28, para acompanhar as forças de segurança na verificação do descarte de resíduos no Cemitério Municipal.
Com a presença da Polícia Ambiental (PATRAM), foi constatado que o descarte, que inclui galhos, caixões, coroas entre outro não estava acondicionado corretamente. A retirada ocorre mensalmente por uma empresa responsável. Márcio esclareceu que esses resíduos são resultado da limpeza dos túmulos para a ocupação por novos familiares.
Ele também mencionou a documentação solicitada e confirmou que todos os registros foram entregues à PATRAM, que ainda não se pronunciou sobre o caso.
Márcio pediu à população que ajude na manutenção do espaço e informou que já foi solicitado um container maior à empresa responsável para o descarte adequado dos resíduos.
“Na semana passada, solicitamos um container adicional ou um maior devido ao aumento da demanda de lixo. Pelo histórico que temos na prefeitura, é possível notar esse aumento. Precisamos nos adaptar e a Polícia Ambiental, a Brigada Militar e a Polícia Civil acompanharam toda a nossa ação ali. Eles coletaram todos os dados e a orientação é esta: fazer algumas adequações. Temos as licenças da empresa que coleta todo esse lixo e qualquer questão que precise ser readequada será indicada no laudo ambiental”, disse Márcio.
A reportagem visitou o local e constatou os descartes. O material estava acumulado em grande quantidade e o container usado para conter o lixo estava virado. A empresa responsável pela limpeza do local começará a remoção dos resíduos na tarde desta sexta-feira.
TODOS CONTRA A DENGUE