Na tarde desta sexta-feira, dia 17, pelo menos oito localidades confirmaram registro de granizo até o momento. A tempestade começou por volta das 15h. O prefeito de Tupanciretã pede que a população atingida informe a Defesa Civil para que os danos sejam registrados e o serviço possa chegar aos locais afetados.
As equipes da Defesa Civil já estão prestando atendimento, distribuindo cordas e lonas para socorrer os atingidos.
Na comunidade de Santa Tecla, a moradora Rose Soldera, que mantém uma página com informações da localidade nas redes sociais, relatou que o estrago foi de grandes proporções. “Praticamente todas as casas da vila e o Salão de Santa Tecla foram atingidos”.
O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, enviou um áudio à redação do site, solicitando que a população informe a Defesa Civil. “Boa tarde a todos. Gostaria de pedir a todos os moradores do interior do município de Tupanciretã, que sofreram algum tipo de dano com certa gravidade em função das tormentas desta tarde, que entrem em contato com a Defesa Civil o mais rápido possível, caso ainda não tenham feito. Já estamos nos deslocando ao interior do município com várias equipes para diferentes pontos. Aproximadamente oito localidades foram atingidas por granizo e temporais. Essas equipes já estão levando material para que possamos enfrentar essas intempéries da melhor maneira possível. Se alguém ainda não entrou em contato com a nossa Defesa Civil, por gentileza, faça isso o quanto antes, para que possamos dimensionar mais precisamente os danos causados no nosso interior”, disse Gustavo Terra.
De acordo com o Inmet, um aviso foi emitido iniciando em: 17/11/2023 15:01 e terminando em: 18/11/2023 10:00. A chuva pode ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Há um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O tipo de evento é classificado como Tempestade (Grande Perigo)."
Inmet: Áreas com risco de temporal.
CONTATOS:
Vânia: 55 9 9732 5252;
Luisa: 55 9 9652 1858;
Prefeitura: 55 3272 7500.
TODOS CONTRA A DENGUE