O aniversário de 95 anos da Terra da Mãe de Deus ficará marcado pela edição inaugural da Feira da Economia Criativa. Conceito criado pela Organização das Nações Unidas, é a grande tendência dos negócios. Além de unir os segmentos culturais, trabalho artesanal e tecnologia, o espaço com mais de 40 expositores também conta com a atuação de empreendedores locais dos mais variados segmentos. A feira, organizada pela Prefeitura de Tupanciretã, conta com participação ativa da Associação Industrial e Comercial de Tupanciretã (ACIT).
Desde a manhã desta quinta-feira, dia 21, a movimentação já era intensa nos estandes, seja para montagem e exposição dos produtos ou de visitantes. À noite, durante a programação, o movimento se intensificou, e sob lona montada sobre a Avenida Vaz Ferreira, em frente à Praça Cel. Lima, os tupanciretanenses interagiam e se aproximavam de produtos com a marca local. Como as agroindústrias, por exemplo.
O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra, a secretária de Fomento Empresarial, Adriana Facco, vereadores e demais secretários prestigiaram solenidade de abertura do evento.
A presidente da ACIT, Cleonice Richter, agradeceu aos associados e empresas que aceitaram ao convite para participar da Feira da Economia Criativa e citou que é apenas o começo do projeto. “O objetivo da feira da Economia Criativa é desenvolver e fomentar a economia local, promover negócios. Hoje foi plantada uma sementinha. E aproveitem que esse evento foi planejado com muito carinho, pensando em todos vocês”.
A secretária de Fazenda e Fomento Empresarial, Adriana Facco de Souza, também se manifestou durante a solenidade de abertura. “É uma grande alegria para nós estarmos aqui hoje realizando esse evento, um evento que é uma comemoração, na verdade, porque vocês estão aqui demonstrando o que tem de melhor, que é o seu talento, demonstrando os seus negócios. Apresentando isso à nossa comunidade. E é isso que a gente precisa ter, um incentivo. Incentivo à nossa economia local”.
O chefe do Executivo Municipal falou da importância de a Associação Comercial e Industrial (ACIT) estar próxima à administração e o papel da Prefeitura direcionar os negócios locais.
Soberanas do Município e prefeito Gustavo Terra.
“Dizer que o nosso governo tem tido a preocupação em incrementar, modificar, eu diria até revolucionar todos os segmentos da nossa administração, da nossa gestão. E não é diferente no empreendedorismo, não é diferente na Secretaria da Fazenda. E, nós temos essa preocupação. Estreitarmos cada vez os laços entre os diversos segmentos da sociedade, e isso se faz muito bem e tem sido muito bem-feito com a Associação Comercial e Industrial, que há tempos atrás havia uma distância entre o comércio e a prefeitura, como se fosse um aspecto de cobrança, um antagonismo entre os dois setores. A nossa função é orientar, é direcionar, é otimizar a produção do município, porque é com isso que nós geramos divisas e é com isso que nós temos recursos tributários para que as obras sejam feitas aqui no município.”
Ao final, a banda AMEART animou o público presente, encerrando a solenidade. Mas a feira segue até esta sexta-feira (22), iniciando às 10 e encerrando às 22h.