O ano de 2023 fica para trás e um novo tempo se aproxima. O Jornal Manchete, há mais de uma década, tem levado e buscado informações aos tupanciretanenses com dinamismo, credibilidade e uma checagem rigorosa dos fatos. Neste ano, o site gerou mais de 1,5 milhão de acessos, distribuídos em centenas de matérias e reportagens. Seria impossível pontuar todos os fatos, no entanto, selecionamos os mais acessados dentre as editorias mais relevantes do site.
Clima
Nuvem de tempestade-Arquivo JM Digital
Podemos dizer, sem dúvida, que o ano foi marcado pelo excesso de chuvas, principalmente no segundo semestre, com recordes históricos sob a influência do El Niño. Nos primeiros meses do ano, a forte estiagem gerava prejuízos no campo. Janeiro marcou o sexto mês seguido com chuvas abaixo da média e sequência de 6 dias ininterruptos de calor, com máximas acima de 30°C. Fevereiro trouxe a volta das instabilidades e mínima inesperada para o período do ano, com 6°C. O La Niña começa a perder força e a chuva volta, superando 40 mm em março. O outono começa com expectativa de chuva na região. Chega a época do frio, embora tenha sido menos intenso, junho registra mínima de 0°C em Tupanciretã. Agosto tem sensação térmica de -4°C na Terra da Mãe de Deus. O mês de setembro começa com grande volume de chuva e transtornos após mais de 200 milímetros em quatro dias. Enchentes e chuva intensa, no meio do mês Tupanciretã já registrava 568 mm no acumulado. O inverno se despede com chuva intensa. Setembro nem acabou e em Lajeado do Celso o acumulado já superava 700 mm. Outubro começa com chuva de granizo em Tupanciretã e marcado por tempestades que alagaram ruas da cidade, fato que também gerou a interrupção do transporte escolar pelas condições das estradas do interior. No dia 17 de outubro a chuva superou 100 mm em 24 horas. A rodoviária suspendeu linhas de ônibus após deslizamento de terra na BR-158 entre Itaara e Santa Maria. No dia 17 de novembro foi registrado granizo no interior, segundo a Defesa Civil mais de 300 famílias foram afetadas. Ao final da primavera, durante a estação, Tupanciretã superou 1.000 mm no período.
Política
Prefeito Gustavo Terra e o vice-prefeito Marcio Dias - Foto: JM Digital
Em Tupanciretã, o vereador Luiz Valmor da Silva França (Catite), assume a presidência da Câmara de Vereadores. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi reeleito e no país Luiz Inácio Lula da Silva volta ao poder. No mês de março, o Poder Legislativo de Tupanciretã retorna do recesso. A Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Executivo Municipal apresenta PL para disciplinar consumo de bebida em locais públicos de Tupanciretã. O prefeito de Tupanciretã comenta sobre obras e ações no município. O ex-prefeito Miguel Chiapetta Cardoso é homenageado com a instalação de um busto em frente ao prédio da prefeitura, que também passa a receber o nome do saudoso político. O prefeito Gustavo Terra anuncia afastamento por motivo de saúde. O Feirão de Oportunidades oferece mais de 60 vagas de emprego. Em entrevista ao JM Digital, o prefeito Gustavo Terra descarta possibilidade de reeleição. A Câmara aprova piso salarial para enfermagem e vale-refeição para estagiários. No dia 26 de julho a prefeitura anunciou a contratação de uma empresa substituta para o recolhimento do lixo urbano. Decisão aprovada pela Câmara: a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos passou a dividir função sindical com a função pública. O vereador Carlos confirma atuação do Castramóvel supera 200 atendimentos. Tupanciretã declara situação de emergência em decorrência das chuvas intensas. A reinauguração do Ginásio Bonumazão reúne centenas de pessoas em um dia histórico para o esporte local. O governo municipal anuncia novo chefe de gabinete, Igor Ehlers. A prefeitura entrega melhorias em três escolas: o investimento passa de R$ 1 milhão. A Câmara elege Bladimir Pereira dos Santos para a presidência em 2024. Homenagem ao aniversário de Tupanciretã: sessão solene da Câmara reconhece cidadão destaque 2023.
Saúde
HCBT - Foto: JM Digital
A vacinação contra a COVID-19 passou a ser realizada em todos os postos e às sextas-feiras. O ano começou com a aplicação da quarta dose e encerrou na quinta etapa. Houve redução do uso de máscaras, porém, em janeiro, o uso continuava obrigatório no Hospital de Caridade Brasilina Terra. O boletim da COVID-19 apresentou redução de casos ativos com elevada oscilação em um curto período do segundo semestre, mas logo se estabilizou. A SMS confirmou casos de dengue em Tupanciretã. Após 6 meses, o mês de janeiro começou com uma morte por COVID-19, sendo o 60° óbito. Os casos de dengue cresceram e o município chegou a 10 confirmações na metade do ano. A prefeitura prorrogou a intervenção no HCBT. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais inaugurou um gabinete odontológico. O mês de novembro voltou a registrar aumento de casos ativos de COVID-19, chegando a 67.
Segurança Pública
Homem atenta contra a prórpria vida - Foto: JM Digital
Um homem foi brutalmente assassinado em plena luz do dia em uma praça de Tupanciretã. Ele tinha 57 anos e morava em Santa Maria, mas estava a trabalho na Terra da Mãe de Deus. Os Bombeiros Voluntários atenderam a uma ocorrência em que uma família foi atacada por abelhas em Tupanciretã. Um homem atentou contra a própria vida após tentativa de homicídio contra ex-companheira. O mês de março encerrou com um temporal em Tupanciretã e atendimentos da Defesa Civil e Bombeiros Voluntários. No começo do mês de abril, a Polícia Civil confirmou a prisão do suspeito do 1º homicídio do ano em Tupanciretã. Insegurança no campo: uma propriedade rural foi assaltada e as vítimas foram amarradas no interior. Um produtor morreu em consequência da gravidade dos ferimentos. Um duplo homicídio ocorrido em Júlio de Castilhos envolveu duas pessoas de Tupanciretã. As escolas da rede municipal receberam a atuação da Guarda Civil após uma onda de ameaças nos educandários do país. A Comarca de Tupanciretã recebeu um novo magistrado no fim de abril, Leonardo Baes Souza. O delegado Anderson Riedel assumiu a DP de Tupanciretã. Tragédia: o ex-vice-prefeito de Júlio de Castilhos morreu em um acidente na RS 392. Dois adolescentes morreram após disparos de arma de fogo no bairro Popular. No mês de julho, a CBVT atendeu a uma ocorrência de incêndio em uma oficina no bairro Gaúcha. Com a ajuda da população, os Bombeiros Voluntários enviaram mantimentos aos atingidos pelas chuvas do Vale do Caí. Uma condutora perdeu o controle do veículo e o carro caiu em um córrego às margens da ERS-392. A população elegeu conselheiros tutelares no dia 1° de outubro. Um jovem morreu em um acidente de trânsito na ERS-392. Um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal e um ferido na RST-377 em Boqueirão da Palma, interior do município. A BM frustrou uma tentativa de invasão em uma área concedida à agroindústria. No dia 1° de outubro, a Defesa Civil inaugurou nova sede e a DP de Tupanciretã iniciou o atendimento na Sala das Margaridas.
Agricultura
Abertura da Colheita - Foto JM Digital
Com a estiagem, o mês de janeiro começou com estimativa de perda de 85% nas lavouras de milho. Os prejuízos ultrapassaram R$ 5 bilhões devido à seca no estado. O programa Campo Web entrevistou o produtor rural Fernando Cunha, que detalhou os desafios diante da seca histórica. A prefeitura atendeu famílias do interior sem água potável para consumo e para os animais. Tupanciretã recebeu o governador do estado e autoridades para a abertura da colheita da soja. Uma agricultora familiar colheu uma batata-doce de 8 kg no interior de Tupanciretã.
Esporte
Copa de Ciclismo - Foto JM Digital.
As equipes de Tupanciretã iniciaram o ano participando da Copa RS de Futebol. O prefeito de Tupanciretã confirmou a retomada das disputas esportivas. Uma prova de ciclismo reuniu centenas de atletas em Tupanciretã. O tupanciretanense Genaro é campeão da Copa do Brasil de Futsal. Alcides Ribas encara novo desafio na Alemanha. O Biras Bar venceu o Campeonato Citadino de Futebol de Campo e Kaka recebeu o prêmio Brecha Tintas de melhor em campo. No futebol 7 feminino, o Sport FC venceu o torneio. A tupanciretanense Pâmela Fernandes teve o melhor desempenho na II Ultramaratona de Tupanciretã e venceu a prova dos 16 km feminino. Lara Patias é campeã Gaúcha de Hipismo, etapa de Passo Fundo e Athletic vence o municipal de Salão.
Educação
Formatuara do Casquete: Foto JM Digital.
A rede municipal de ensino adotou o sistema Maxi. A diretora da Escola Divino Mestre confirmou: ‘A escola não irá fechar’. Alunos da Escola Cívico-Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra receberam casquete. O projeto Qualifica CadÚnico entregou certificação profissional em diferentes segmentos. Mais de 2000 alunos da rede municipal receberam uniforme escolar pelo projeto Recicle Bem. Uma tupanciretanense ganhou uma viagem para a Grécia como prêmio Foil da Faculdade Antônio Meneghetti. O governo do estado do Rio Grande do Sul garantiu a manutenção das escolas cívico-militares. A Escola Joaquim Nabuco conquistou o primeiro lugar no projeto Elefante Letrado, na 9ª região. O aluno Martin Valau dos Santos, do 5° ano B da Escola Flory Kruel, é campeão no estado no prêmio MPT na Escola, que tem a iniciativa do Ministério Público. Uma moradora de Tupanciretã de 72 anos realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Geral/Variedades/Cultura
Bloco Abre Allas festeja vitória da Rainha Municipal: Foto JM Digital.
O Baile de Carnaval realizado no Ferreirão coroou Ketlhen Messias, do Abre Alla, como Rainha Municipal 2023. Ela ainda ficou com o título de 1ª Princesa do Intermunicipal disputado em Cruz Alta. O carnaval volta à Avenida Vaz Ferreira após dois anos sem desfile. O Bombeiro Voluntário Luiz Afonso Costa é indicado ao prêmio Bombeiro Voluntário Destaque 2022. Alunos da Escola Joaquim Nabuco realizaram ação beneficente na Associação dos Catadores de Tupanciretã. Maio Amarelo reafirma ações de conscientização no trânsito. A Conferência Municipal de Assistência Social elaborou ações para o SUAS. O Casamento Coletivo chegou à nona edição com a união de 15 casais. Lucas Lange vence o 2° FestCantu. Uma aposta de Tupanciretã acertou na Quina e o apostador recebeu R$ 59 mil. O 3º Arrastão Solidário da Defesa Civil mobilizou a comunidade e alunos, e a Escola Flory venceu a edição. Houve comoção após Luiz Koch sofrer queimaduras graves em Tupanciretã. O CTG Tapera Velha garantiu vaga inédita no Força B do ENART 2023. Embutidos Fiorese é destaque ao receber o Troféu Senar O Sul. Chegou a Semana da Pátria e Tupanciretã celebrou a abertura do evento de Independência do Brasil. O desfile cívico foi cancelado por óbito repentino do comandante da BM. Com comoção, Tupanciretã se despediu do Tenente Heleno. O trovador e repentista Antônio Oliveira recebeu honraria da Câmara de Vereadores, como tradicionalista destaque. A abertura da Semana Farroupilha ocorreu sob chuva em Tupanciretã. A força-tarefa de Tupanciretã ajudou famílias atingidas no Vale do Taquari. Após mudança de data, Tupanciretã celebrou o Dia da Independência fora de época. Luiz Koch recebeu alta e voltou para Tupanciretã no dia 29 de setembro, notícia que viralizou na internet. João Antônio Cardoso foi reconduzido à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Tupanciretã e Jari. A tupanciretanense Dayanna do Nascimento Machado entrou para a lista das 100 Mulheres Doutoras do Agro da revista Forbes. A professora Ângela Pinto recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Tupanciretã. Fim de um ciclo: Volfe Gobbato anuncia aposentadoria. A escritora e jornalista Fatima Mardini é indicada para a Academia de Letras da Região Central do RS. O músico tupanciretanense, Jorge Veiga, se apresentou no Galpão Crioulo da RBS, ao lado de João Chagas Leite. A Câmara e Prefeitura entregaram 95 títulos de Cidadão Honorário. O aniversário de Tupanciretã foi celebrado com feiras e eventos. Rosane Callai ganhou prêmio do IPTU Premiado.
Obituário
Ten. Eleno em sua última participação oficial: Foto: JM Digital.
Muitas pessoas nos deixaram neste ano, mas algumas pessoas deixaram um legado de ações aos tupanciretanenses. O Lar Santa Rita de Cássia se despediu de seu presidente Belmiro Silveira, que faleceu aos 68 anos, no dia 11/03/23. Dr. Newton Fontoura morreu aos 81 anos no dia 16/03/2023. Odegar Bañloas morreu aos 90 anos no dia 29/03/2023. Morreu, aos 47 anos, o comandante da Brigada Militar de Tupanciretã, Eleno Alexandro Silva da Costa, no dia 06/09/23.
TODOS CONTRA A DENGUE