No último fim de semana, um grupo de amigas se reuniu no bairro Marcial Terra para distribuir presentes, cachorro-quente e alegria a centenas de crianças. O projeto, chamado 'Terra Natal', ocorre em Flores da Cunha, onde reside a tupanciretanense Luciana Martins, que está afastada da Terra da Mãe de Deus há 30 anos.
As crianças foram acolhidas em um salão, montado no quintal da família de Luciana. O local, que está sendo construído com o apoio de familiares, amigos e doações que Luciana consegue na cidade onde mora, não será de uso exclusivo. A intenção é criar outros projetos sociais no local. Luciana explica que o projeto é movido por amor e que os amigos da cidade onde mora auxiliaram em diferentes etapas para a realização da ação solidária.
“Comecei a visitar Tupanciretã com mais frequência, principalmente depois que meus pais faleceram e comecei a perceber um pouco mais de carência. Não estou dizendo que esse projeto é para crianças carentes. Este projeto é um projeto de amor, de amor pela minha terra, e, portanto, até o nome do projeto é Terra Natal. Isso foi incluído, foi inspirado por Deus, por sonhos e até o nome de trazer para cá. Não que não haja amor, eu digo, esse projeto, ele traz não só o pacote de presente, de doações de pessoas maravilhosas e adolescentes fazendo coisas maravilhosas. Pensando nos idosos aqui do asilo, pensando nos bebês que vão nascer. Os kits que vieram, vamos distribuir também no hospital que sobrou, tomou uma proporção que eu queria que você visse, foi muito grandioso. Havia vizinha costurando, lavando, limpando, higienizando brinquedos. Fazendo coisas maravilhosas para as pessoas daqui”, disse Luciana.
Além da diversão, as crianças também são orientadas a cuidar da natureza. Elas recebem sementes para o plantio de plantas e ração para os animais, como conta outra voluntária do projeto, Mana Correa.
“Então esse evento é para mostrar que as pessoas só demonstram aquele tanto de amor no Natal. Um dia só no ano e a gente sempre tem que mostrar todos os dias. Como aqui, estamos dando essa festa para as crianças, é cachorro-quente, pipoca, suco. A parte do suco, estamos dando para cuidar um pouco da saúde da criança, mostrar que o refrigerante não é uma coisa saudável. Então a criança tem que procurar tomar mais suco, mais água. Estamos dando para a criança uma garrafinha de sementes e um kit de ração para animais. Estamos mostrando a importância da Terra, a importância da árvore, planta”, disse Mana.
TODOS CONTRA A DENGUE