Uma moradora da Rua Clovis Machado, no bairro Cohab Anna Terra, está lidando com um problema de esgoto a céu aberto e não tem condições de pagar pelo serviço de esgotamento de fossa séptica. Segundo sua filha, Debora Alencar, a família foi orientada a pagar cerca de R$ 1000 para realizar o serviço, valor que eles não têm.
O problema tem sido amplamente discutido em redes sociais e no meio político. Recentemente, a Corsan foi adquirida pela AEGEA e, com isso, a prefeitura de Tupanciretã deixou de realizar os serviços de esgotamento de fossas, o que tem gerado reclamações dos moradores sobre os valores cobrados.
Debora procurou o JMD após várias tentativas de solucionar o problema. “Não temos esse valor. Nos orientaram a compartilhar o serviço com vizinhos para baratear, mesmo assim, a minha mãe é faxineira. A prefeitura tem que resolver esse problema”, disse Debora.
A Prefeitura, por sua vez, afirmou que está expressamente proibida de realizar o esgotamento, sendo essa uma responsabilidade exclusiva da Corsan/AEGEA.
A Corsan respondeu ao Jornal Manchete Digital esclarecendo que, em locais sem sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pelo destino dos dejetos é dos proprietários dos imóveis. Eles devem instalar fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro (poço morto), e a limpeza periódica desses equipamentos é de responsabilidade de cada morador.
RESPOSTA AO JORNAL MANCHETE DIGITAL
Em locais sem sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pelo destino dos dejetos fica a cargo dos proprietários dos imóveis, que devem instalar fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro (poço morto). A limpeza periódica dos equipamentos de tratamento individual doméstico do esgoto sanitário é de fundamental importância e de responsabilidade de cada morador.
Os moradores podem solicitar a limpeza das fossas à Corsan ou a outras empresas prestadoras do serviço. Os valores seguem a tabela tarifária da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para limpeza de fossa séptica, disponível no site www.corsan.com.br. A Companhia não possui programa social ou de descontos para esse tipo de serviço.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente à disposição da comunidade nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
TODOS CONTRA A DENGUE