noticias981 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Moradora da Cohab Anna Terra enfrenta dificuldades com esgoto a céu aberto e altos custos de esgotamento de fossa

Segundo Debora Alencar, filha da moradora, o custo para realizar o serviço é de R$ 1000

Publicada em 22/02/2024 às 10:49h

Jefferson da Silveira - estudante de jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Moradora da Cohab Anna Terra enfrenta dificuldades com esgoto a céu aberto e altos custos de esgotamento de fossa   Compartilhar a noticia Moradora da Cohab Anna Terra enfrenta dificuldades com esgoto a céu aberto e altos custos de esgotamento de fossa   Compartilhar a noticia Moradora da Cohab Anna Terra enfrenta dificuldades com esgoto a céu aberto e altos custos de esgotamento de fossa

Link da Notícia:

Moradora da Cohab Anna Terra enfrenta dificuldades com esgoto a céu aberto e altos custos de esgotamento de fossa
Fossa transbordando à espera de solução.  (Foto: Divulgação. )

 

 

Uma moradora da Rua Clovis Machado, no bairro Cohab Anna Terra, está lidando com um problema de esgoto a céu aberto e não tem condições de pagar pelo serviço de esgotamento de fossa séptica. Segundo sua filha, Debora Alencar, a família foi orientada a pagar cerca de R$ 1000 para realizar o serviço, valor que eles não têm. 

 

 

O problema tem sido amplamente discutido em redes sociais e no meio político. Recentemente, a Corsan foi adquirida pela AEGEA e, com isso, a prefeitura de Tupanciretã deixou de realizar os serviços de esgotamento de fossas, o que tem gerado reclamações dos moradores sobre os valores cobrados. 

 

 

Debora procurou o JMD após várias tentativas de solucionar o problema. “Não temos esse valor. Nos orientaram a compartilhar o serviço com vizinhos para baratear, mesmo assim, a minha mãe é faxineira. A prefeitura tem que resolver esse problema”, disse Debora. 

 

 

A Prefeitura, por sua vez, afirmou que está expressamente proibida de realizar o esgotamento, sendo essa uma responsabilidade exclusiva da Corsan/AEGEA. 

 

 

A Corsan respondeu ao Jornal Manchete Digital esclarecendo que, em locais sem sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pelo destino dos dejetos é dos proprietários dos imóveis. Eles devem instalar fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro (poço morto), e a limpeza periódica desses equipamentos é de responsabilidade de cada morador.

 

 

 

 

 

 

RESPOSTA AO JORNAL MANCHETE DIGITAL 

  

Em locais sem sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pelo destino dos dejetos fica a cargo dos proprietários dos imóveis, que devem instalar fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro (poço morto). A limpeza periódica dos equipamentos de tratamento individual doméstico do esgoto sanitário é de fundamental importância e de responsabilidade de cada morador.   

  

Os moradores podem solicitar a limpeza das fossas à Corsan ou a outras empresas prestadoras do serviço. Os valores seguem a tabela tarifária da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para limpeza de fossa séptica, disponível no site www.corsan.com.br. A Companhia não possui programa social ou de descontos para esse tipo de serviço.  

  

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. 

  

A Corsan está permanentemente à disposição da comunidade nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

 

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.