Diante da situação de calamidade no Estado do Rio Grande do Sul, as principais instituições financeiras utilizadas por Pensionistas e Inativos da Prefeitura de Tupanciretã, criaram programas específicos para flexibilizar cobranças de consignados, aqueles empréstimos que são descontados diretamente na folha de pagamento.
A diretora-presidente do Conselho de Administração Funprev, Alia Sayed Rodrigues, a diretora da autarquia, Ignes e a coordenadora dos Recursos Humanos, Marluci Ribeiro, que foi convidada para participar de uma entrevista concedida com exclusividade ao JMD, sanando dúvidas pertinentes ao tema.
De acordo com Alia, representantes do Banrisul e Caixa Econômica Federal, repassaram informações sobre os contratos de consignados.
“Neste momento de calamidade, o Banrisul e a Caixa estão facilitando, dando uma pausa nos consignados. Essas informações são de momento, pois às vezes têm alterações. O Banrisul fará uma pausa no empréstimo consignado por 6 meses, em que as parcelas serão jogadas para o final do contrato com correção nos respectivos juros”, explica Alia.
Quem quiser aderir aos 6 meses de prorrogação das parcelas do consignado, terá de fazê-la pelo aplicativo do Banrisul. De acordo com as informações recebidas pela autárquica, a partir deste sábado (08) já é possível acessar o serviço.
“O Banrisul também abriu uma linha de crédito especial para novos consignados com prazos de carência específicas e juros diferenciados. Mas é válido para novos contratos”, cita Ignes.
PASSO A PASSO BANRISUL
Conforme Marluci Ribeiro, ao acessar o aplicativo do Banrisul, procure a aba empréstimos, reconstruir RS, crédito municipal consignado e clique em aderir. Ou procurar o banco. O prazo encerra no dia 14 de junho.
CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF)
Para quem possui consignado com a CEF, a autarquia orienta que o procedimento, na pausa dos pagamentos será por período de 4 meses. Não há necessidade de informar a instituição financeira, pois o procedimento é automático, sem opção de escolha por interromper ou postergar.
ORIENTAÇÃO
A diretora-presidente do FunPrev orienta os inativos e pensionistas que fiquem atentos às modalidades mais vantajosas conforme o contrato. Observe, também, a questão da portabilidade, por exemplo.
“Tenham cuidado, façam uma análise. Converse nas agências antes, para ver o que é mais vantajoso. Ver, também, como ficarão as parcelas após os períodos estipulados. E que algum familiar acompanhe os idosos, antes de assinar ou aceitar esta proposta. E peça auxílio para entrar no aplicativo”, encerra.
Fique atento a possíveis mudanças ou atualizações. Caso ocorra, seguiremos informando.
TODOS CONTRA A DENGUE