Enquanto a comunidade aguarda a conclusão da obra da Rodovia Estadual 392, Tupã-Santa Tecla, que, embora ocorram em ritmo lento, seguem, o secretário de Planejamento Ezequiel Cella apresentou detalhes de uma reunião entre o governo estadual e municipal sobre o avanço da obra Tupã-Jari.
O pleito ganhou destaque durante a Abertura Oficial da Colheita da Soja do Rio Grande do Sul, que acontece em Tupanciretã. O pleito foi apresentado com maior ênfase na edição deste ano. Inclusive, a obra já contava com aporte de verbas oriundas de emendas parlamentares, porém foram necessários ajustes com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER). A ERS-305 é uma importante ligação asfáltica para o escoamento da produção na região e percorre uma distância aproximada de 50 km.
‘Um pleito antigo, começou justamente como iria se juntar esse valor para fazer essa obra. O Estado já havia abraçado a obra Tupã-Santa Tecla, então ficaria complicado mais essa obra. Em 2022, começou a busca por emenda de bancada. Foi levantado o valor de R$ 4,6 mi, para dar início a essa obra. Por se tratar de uma ligação entre dois municípios, a responsabilidade seria do Estado. O município articulou a busca de recursos, mas com a execução do DAER’, explica Cella.
Conforme o secretário, etapas importantes já foram conquistadas. Atualmente, a estrada já faz parte da malha rodoviária do estado, o projeto está pronto e as liberações ambientais foram emitidas. Essas ações facilitam a liberação de verbas.
‘Oriundo disso, o Estado já consegue desbloquear verbas do governo federal. As três pendências existentes foram resolvidas. Agora, o Estado inicia o processo de licitação junto à União, obedecendo a cadeia de eventos, para executar esse trabalho. Há necessidade de início das obras ainda este ano, pois o objetivo é garantir recursos federais já conquistados’, afirma."
ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA
TODOS CONTRA A DENGUE