Um projeto pensado e voltado para as meninas. Assim surgiu o Gurias da Base, do time BOX 77 FF. Uma escolinha de futsal que lapida talentos e desponta as meninas tupanciretanenses ao cenário estadual. A proposta é liderada por dois incentivadores do esporte na cidade. Além disso, reúne as famílias das jogadoras num propósito inovador e pioneiro no esporte local.
Fernanda Vasconcelos, que também é jogadora do time principal e uma das instrutoras do grupo de cerca de 30 meninas, lembra que o maior incentivo para a criação do 'Gurias da Base' partiu da filha. “O projeto surgiu através da minha filha. Ela sempre comigo nos torneios, eu também sou atleta. Então ela sempre me pedia que queria jogar. E aqui em Tupã não tinha escolinha feminina. A gente começou com uma brincadeira, ela marcando hora no ginásio”.
As atividades acontecem todas as quintas-feiras, no Ginásio Capitão Eduardo Ribeiro Bonumá (Bonumazão), a partir das 17h. Embora seja uma vez por semana, o instrutor Leandro Dias ressalta a importância da atividade semanal. “Infelizmente a gente não tem disponibilidade para mais vezes na semana. Claro que, se a gente tivesse, seria gratificante, mas assim, uma vez por semana que a gente passa com elas aqui, já é motivo de muita alegria. Uma alegria para nós também.”
A atividade, além de incentivar as meninas na modalidade, também modifica a rotina e aperfeiçoa a personalidade. O pai de uma das atletas, que acompanha os treinos, Emerson Gony, comentou sobre os benefícios que o esporte tem proporcionado à filha, que é goleira no time. “O quanto ela evoluiu no futebol e na sua vida pessoal também. Nossa, hoje ela está muito mais concentrada, mais dedicada. Hoje ela é 10 em tudo.”
Não há custo para participar dos treinamentos. As interessadas em ingressar no Gurias da Base precisam apenas dirigir-se ao ginásio no dia de treinamento.
TODOS CONTRA A DENGUE