A tradição e o amor pelo Rio Grande do Sul engrandecem a história do povo gaúcho. O 20 de setembro evoca o sentimento de liberdade, perpetuado através de gerações que cultuam e mantêm vivo o legado dos antepassados.
Desfile Farroupilha 2024 - Foto: JMD.
"O evento nos enche de orgulho, pois evidencia a bravura, lealdade e coerência dos nossos antepassados ao romper fronteiras em busca de um futuro melhor", disse o coordenador do gabinete municipal, Igor Ehlers.
Embora a chuva tenha atrasado o Desfile Farroupilha em Tupanciretã, ele começou pontualmente às 14h30. O trajeto, que se estendeu da esquina da Rua Antônio Silveira até o palanque oficial na Praça Cel. Lima, contou com a participação de cerca de 400 cavaleiros e amazonas representando piquetes, entidades e CTG. As invernadas artísticas passaram em caminhões decorados com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
Desfile Farroupilha 2024 - Foto: JMD.
Uma das grandes tradições do desfile, o piquete Os Farrapos, encantou o público com suas representações, relembrando o sofrimento do povo após a guerra.
Desfile Farroupilha 2024 - Foto: JMD.
Nesta edição, o tema foi o centenário do poeta e pagador Jayme Caetano Braun, nascido em 1924 e falecido em 1999. Sua obra e contribuição cultural continuam a ser celebradas por gerações. Pedro Ortaça foi o patrono estadual dos Festejos Farroupilhas.
A Terra da Mãe de Deus escolheu a professora Hêbe Lopes Simon como patrona dos Festejos. "Fui escolhida como patrona, e embora não soubesse se merecia, me senti muito honrada", afirmou.
O Desfile Farroupilha foi transmitido ao vivo pelo Facebook do JMD.