Nesta terça-feira, dia 22, o Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos (SRTJQ) promoveu um encontro especial. Estudantes da Rede Municipal de Educação, incluindo as escolas do interior, protagonizaram mais uma importante etapa para a manutenção do Parque de Exposições Cel. Marcial Gonçalves Terra, em Tupanciretã. O plantio de árvores simboliza a continuidade da arborização do espaço em um projeto que une gerações no ambiente centenário.
"Um prazer receber as escolas. Faz anos que a gente tem esse projeto. Eu estava até mostrando as árvores, que talvez algum pai de alguma criança já plantou. À medida que essas árvores do parque vão envelhecendo e caindo, a gente vai repondo, para que este local tenha sempre essa sombra, esse abrigo para os animais, alimentos; enfim, tudo o que elas nos proporcionam. Sempre foi esse o nosso objetivo com o Dia da Árvore. Esse dia é um dos dias que enche o nosso coração de alegria e de esperança", disse a presidente do Sindicato Rural, Julieta Del Castel Lopes.
Além do plantio de mudas de árvores, os alunos acompanharam a apresentação do coral do Projeto Pescar, regido por Margot Virginia de Souza. Os integrantes interpretaram a música Eu Sou a Árvore, escrita por Nilton Rosa. Ele foi homenageado, pois sua poesia dá origem à música, tema principal do evento.
Foto: JMD - Coral Projeto Pescar Tupanciretã
"Tivemos a oportunidade de fazer um trabalho voltado para a natureza, e pra árvore que, como sabemos, é o mais evoluído dos seres vegetais. A árvore que é amiga da Terra, que é amiga dos seres humanos e que é um fator de equilíbrio do nosso meio ambiente. Quando se tem essas manifestações da natureza, a gente lembra que o homem, para a sobrevivência e por seu modus vivendi, ele mexeu muito com a natureza. E é uma preocupação nossa, através da cultura, e a arte serve para isso, para nós manifestarmos nossos sentimentos, os nossos pensamentos e as nossas ideias e para que elas tenham resultado, tenham consequência, e acho que fomos felizes porque atingimos esse objetivo, principalmente com as crianças, com os colégios e com os educadores", disse Rosa.
Foto: JMD - homenageado Nilton Rosa.
Os alunos também participaram de atividades culturais e de palestras voltadas ao meio ambiente. O evento seguirá à tarde com a mesma temática.