Na manhã dessa terça-feira, 5, um casal de pumas, também conhecidos como onças-pardas, foi avistado na localidade de Espinilho Grande, na Agropecuária São Carlos, em Tupanciretã. O flagrante foi registrado em vídeo pelo trabalhador rural Velocindo Mendonça, 50 anos, com seu celular.
“Foi realmente uma surpresa. No momento, nem acreditei. Algo que só tinha visto em vídeos ou na televisão”, contou Mendonça, que atua na Agropecuária São Carlos há 30 anos.
No vídeo, ele comenta que tentou aproximar a imagem, mas os animais acabaram retornando para o mato. “Era por volta das 9h. Ainda havia bastante cerração, e o sol estava começando a aparecer quando avistei o casal. Aqui, nós preservamos o meio ambiente”, destacou o operador de máquinas.
Segundo o biólogo Geraldo Salgado, esses animais são geralmente noturnos e, pelas imagens, parecia que estavam em um momento de acasalamento. Ele reforçou a importância de proteger a espécie.
“A preservação é essencial. Esse fato indica que a biodiversidade está se recuperando. Pumas costumam percorrer grandes distâncias para caçar. Pela vegetação amassada, é provável que já tentaram acasalar ali várias vezes. Em breve, podemos ter filhotes de puma na região”, explicou o especialista em biodiversidade animal.
Locais em verde são as áreas de mata que a espécie habita no RS.
TODOS CONTRA A DENGUE