Foto: Divulgação - Dr. Dieison Prestes da Silveira.
O Dr. Dieison Prestes da Silveira, 29 anos, natural de Tupanciretã, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para professor adjunto no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A seleção incluiu quatro etapas, das quais três foram eliminatórias: prova escrita, prova didática, defesa de plano de trabalho e exame de títulos. Silveira se destacou ao obter a maior nota na prova escrita e finalizou o processo seletivo com uma média de 91,80.
A trajetória acadêmica de Silveira é marcada por uma sequência de conquistas: ele foi aprovado em primeiro lugar em todas as etapas de sua formação, desde a graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha até o doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, realiza um pós-doutorado na mesma área, com bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesse processo, Silveira obteve o décimo lugar em uma seleção com mais de cinco mil doutores, concorrendo a apenas 39 vagas.
O professor acredita que sua trajetória pode servir de exemplo para os jovens de Tupanciretã, sua cidade natal, de onde partiu para construir uma sólida carreira acadêmica que agora o leva à docência em uma instituição federal.