A Prefeitura Municipal de Tupanciretã irá entregar telhas para 14 famílias afetadas pelo temporal que atingiu o município em maio deste ano. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, as entregas estão previstas para o dia 19 de novembro.
A moradora do bairro Anna Terra, Eronida Maia, de 37 anos, está entre as pessoas que aguardam o material para reparos. A aposentada, que vive com os três filhos em uma casa danificada, conta com ansiedade os dias até a chegada das telhas:
“Já perdi um guarda-roupa. Quando começa a chover, vamos para o quarto da minha filha, única peça que não molha muito. Colocaram lona duas vezes, mas o vento rasgou.”
De acordo com a secretária Bárbara Terra, os imóveis danificados foram avaliados e cadastrados previamente:
“No cadastro de atendimento, foi descrito o tipo de sinistro ocorrido na casa – se houve alagamento, danos no telhado ou outro problema. Essas informações incluíam também possíveis perdas de móveis. Após essa avaliação, a Defesa Civil inscreveu-se em um programa de recursos federais para adquirir materiais, como telhas. Foi criada uma comissão com profissionais de engenharia, assistência social e outros técnicos para avaliar as famílias inscritas com prejuízos nos telhados. Após a triagem social, 14 famílias foram selecionadas e serão beneficiadas", explicou a secretária.
O cadastro foi concluído há mais de dois meses, e o recurso já estava aprovado para a compra das telhas. No entanto, o saldo disponível no pregão inicial não foi suficiente. Segundo a secretaria, devido ao período eleitoral, foi necessário informar o Ministério Público e seguir o acompanhamento jurídico, que orientou a realização de um novo pregão. A secretária Bárbara Terra informou:
“O processo demorou cerca de 45 dias para ser finalizado e mais 15 dias entre o pedido de compra e a chegada do material, que ocorreu na quarta-feira da semana passada."
Após o recebimento das telhas, foi necessário informar o setor jurídico e o Ministério Público para autorizar a entrega. A distribuição está programada para o dia 19 de novembro, quando o município realizará as entregas diretamente nas residências, no período da manhã.
TODOS CONTRA A DENGUE