Atualizada às 21h27min, de 18/11/24.
Menos de dois anos após a reforma administrativa que unificou pastas e extinguiu secretarias, o Governo Terra anunciou a recriação de duas repartições importantes: a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Ambiental e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Cultural, Esportivo, Turístico e de Lazer. Até então, as áreas correspondentes estavam subordinadas às Secretarias de Educação e de Desenvolvimento do Agronegócio.
Secretaria Municipal de Sustentabilidade Ambiental:
Será responsável por elaborar e executar políticas públicas relacionadas à proteção ambiental, preservação de recursos naturais, educação ambiental, combate à poluição e promoção de práticas sustentáveis.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Cultural, Esportivo, Turístico e de Lazer:
Terá como foco o fomento e a organização de atividades culturais, esportivas, turísticas e de lazer, fortalecendo a integração social e o patrimônio cultural da cidade.
A reconfiguração da estrutura administrativa também trouxe mudanças para outras pastas:
A antiga Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental foi renomeada para Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, com foco exclusivo no setor rural e no agronegócio.
A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer passou a se chamar Secretaria de Educação, concentrando suas funções exclusivamente na gestão educacional e no desenvolvimento de políticas voltadas à educação.
De acordo o texto do PLC 102, que ainda depende da aprovação da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, a recriação das secretarias ocorre em razão de ajustes necessários para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A medida não implicará na criação de novos cargos, apenas na redistribuição de recursos financeiros, receitas e despesas entre as secretarias. A iniciativa busca aumentar a eficiência administrativa e assegurar maior atenção às políticas públicas específicas de cada área, beneficiando diretamente a população de Tupanciretã.
Com a reorganização, o município volta a contar com 10 Secretarias Municipais. Os nomes dos titulares das novas pastas ainda não foram divulgados pelo Executivo.
TODOS CONTRA A DENGUE