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Tupanciretã

Presidente da Câmara de Tupanciretã destaca avanços e organização nos primeiros 111 dias de gestão

O advogado, duas vezes prefeito e agora vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã, demonstra grande atuação, e conhecimento, nos três principais poderes da democracia, Executivo, Legislativo e Judiciário

Publicada em 21/04/2025 às 11:49h | Jornalista Jefferson da Silveira da Silva 

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Presidente da Câmara de Tupanciretã destaca avanços e organização nos primeiros 111 dias de gestão
 (Foto: Jornal Manchete Digital)


 

 

O presidente do Poder Legislativo de Tupanciretã, vereador Carlos Augusto Brum de Souza, Guga, concedeu entrevista destacando os principais pontos da sua gestão à frente da Câmara Municipal nos primeiros 111 dias. Com experiência prévia como prefeito, ele assumiu a presidência com o compromisso de modernizar, organizar e dar mais visibilidade ao trabalho legislativo. 

 

Modernização e melhorias administrativas 

Logo ao assumir, Brum de Souza identificou a necessidade urgente de modernização, especialmente na área de informática. “Estamos concluindo uma licitação para aquisição de novos computadores. Alguns equipamentos ainda são da década de 1990, o que impacta na eficiência do trabalho”, relatou. 

Entre as melhorias implementadas, está a instalação de uma televisão no plenário para exibir em tempo real as votações dos vereadores e a adoção de tablets para uso nas sessões. Também será implantado um novo sistema de gestão de sessões, que gera automaticamente as atas, restando apenas a etapa de revisão e a conctividade entre os vereadores.

 

Transparência e aproximação com a comunidade 

O presidente ressaltou maior presença na mídias sociais com conteúdo de comunicação institucional. “Estamos dando visibilidade às ações da Câmara para que a população compreenda o quanto se trabalha aqui dentro. A divulgação dos atos é uma forma de prestar contas e aproximar a comunidade”, destacou. 

 

Relações internas e diálogo com o Executivo 

Internamente, o ambiente entre os parlamentares tem sido descrito como positivo. “Temos um bom relacionamento, mesmo com divergências naturais de ideias. Isso é saudável e faz parte da democracia. Estamos todos comprometidos com um Legislativo transparente, ético e equilibrado”, afirmou. 

Com o Executivo, a relação também é considerada boa. Segundo Brum de Souza, apesar de haver pontuais divergências, o diálogo e o alinhamento prevalecem. “Temos buscado resolver as questões diretamente com o prefeito e secretarias, mantendo uma relação institucional respeitosa e produtiva. Seguimos trabalhando de uma forma trasparente e honesta, para que possamos deixar uma boa imagem nesse ano de 2025”, disse. 

 

Balanço dos primeiros meses 

 

Plenário vereador João Manoel do Nascimento - foto: JMD.

 

Brum de Souza apresentou ainda um relatório com números que mostram o volume de trabalho legislativo desde o início da gestão até 16 de abril: 

  • 30 Projetos de Lei aprovados; 
  • 33 Leis Complementares; 
  • 4 Projetos Legislativos; 
  • 2 Projetos retirados pelo Executivo; 
  • 47 Pedidos de Providência; 
  • 13 Indicações; 
  • 2 Emendas; 
  • 1 Moção; 
  • 1 Pedido de Informação; 
  • 7 Acordos de Liderança; 
  • 22 Portarias; 
  • 8 Resoluções; 
  • 6 Contratos; 
  • 8 projetos no expediente para a próxima sessão; 
  • 7 projetos na ordem do dia. 

 

Cada projeto, segundo ele, passou por análise em comissões, reuniões internas e tratativas para esclarecimento de dúvidas, demonstrando o compromisso dos vereadores com a qualidade legislativa. 

 

Eventos e uso do Plenário 

O presidente também destacou a grande procura pelo Plenário Vereador João Manoel do Nascimento, utilizado frequentemente por escolas, entidades e a própria comunidade. “É algo que me surpreendeu positivamente. Organizamos a agenda para que o espaço esteja sempre pronto a atender as necessidades da população”, comentou. 

Ele também citou a realização da Sessão Solene do Dia da Mulher, que classificou como um dos destaques deste início de mandato. “Foi um evento bonito, com a participação ativa dos vereadores e grande envolvimento da comunidade.” 

Atendimento ao público 

 

Carlos Augusto Brum de Souza, preside o Legislativo na gestão 2025. Foto: JMD.

 

 

A Câmara de Vereadores segue de portas abertas à comunidade. O atendimento ao público ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. “Estou sempre presente, assim como os demais membros da mesa diretora e vereadores. Trabalhamos juntos, com reuniões frequentes para decisões importantes e atendendo à população”, concluiu. 

 

 




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