O presidente do Poder Legislativo de Tupanciretã, vereador Carlos Augusto Brum de Souza, Guga, concedeu entrevista destacando os principais pontos da sua gestão à frente da Câmara Municipal nos primeiros 111 dias. Com experiência prévia como prefeito, ele assumiu a presidência com o compromisso de modernizar, organizar e dar mais visibilidade ao trabalho legislativo.
Modernização e melhorias administrativas
Logo ao assumir, Brum de Souza identificou a necessidade urgente de modernização, especialmente na área de informática. “Estamos concluindo uma licitação para aquisição de novos computadores. Alguns equipamentos ainda são da década de 1990, o que impacta na eficiência do trabalho”, relatou.
Entre as melhorias implementadas, está a instalação de uma televisão no plenário para exibir em tempo real as votações dos vereadores e a adoção de tablets para uso nas sessões. Também será implantado um novo sistema de gestão de sessões, que gera automaticamente as atas, restando apenas a etapa de revisão e a conctividade entre os vereadores.
Transparência e aproximação com a comunidade
O presidente ressaltou maior presença na mídias sociais com conteúdo de comunicação institucional. “Estamos dando visibilidade às ações da Câmara para que a população compreenda o quanto se trabalha aqui dentro. A divulgação dos atos é uma forma de prestar contas e aproximar a comunidade”, destacou.
Relações internas e diálogo com o Executivo
Internamente, o ambiente entre os parlamentares tem sido descrito como positivo. “Temos um bom relacionamento, mesmo com divergências naturais de ideias. Isso é saudável e faz parte da democracia. Estamos todos comprometidos com um Legislativo transparente, ético e equilibrado”, afirmou.
Com o Executivo, a relação também é considerada boa. Segundo Brum de Souza, apesar de haver pontuais divergências, o diálogo e o alinhamento prevalecem. “Temos buscado resolver as questões diretamente com o prefeito e secretarias, mantendo uma relação institucional respeitosa e produtiva. Seguimos trabalhando de uma forma trasparente e honesta, para que possamos deixar uma boa imagem nesse ano de 2025”, disse.
Balanço dos primeiros meses
Plenário vereador João Manoel do Nascimento - foto: JMD.
Brum de Souza apresentou ainda um relatório com números que mostram o volume de trabalho legislativo desde o início da gestão até 16 de abril:
Cada projeto, segundo ele, passou por análise em comissões, reuniões internas e tratativas para esclarecimento de dúvidas, demonstrando o compromisso dos vereadores com a qualidade legislativa.
Eventos e uso do Plenário
O presidente também destacou a grande procura pelo Plenário Vereador João Manoel do Nascimento, utilizado frequentemente por escolas, entidades e a própria comunidade. “É algo que me surpreendeu positivamente. Organizamos a agenda para que o espaço esteja sempre pronto a atender as necessidades da população”, comentou.
Ele também citou a realização da Sessão Solene do Dia da Mulher, que classificou como um dos destaques deste início de mandato. “Foi um evento bonito, com a participação ativa dos vereadores e grande envolvimento da comunidade.”
Atendimento ao público
Carlos Augusto Brum de Souza, preside o Legislativo na gestão 2025. Foto: JMD.
A Câmara de Vereadores segue de portas abertas à comunidade. O atendimento ao público ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. “Estou sempre presente, assim como os demais membros da mesa diretora e vereadores. Trabalhamos juntos, com reuniões frequentes para decisões importantes e atendendo à população”, concluiu.