Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (6), bancários de instituições privadas, Banrisul e Banco do Brasil aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e encerraram a greve iniciada há 31 dias.
Trabalhadores dos bancos privados da base do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul e de dois bancos públicos aprovaram o fim da paralisação, iniciada no dia 6 de setembro. Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal ainda não decidiram se vão encerrar a greve. Os bancários retornam ao trabalho nesta sexta-feira (7).
A categoria aceitou a terceira oferta apresentada pela Fenaban na noite de quarta-feira (5). O acordo, com validade de dois anos, prevê reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A participação nos lucros ou resultados (PLR) será corrigida em 8%. A proposta aceita também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação.
Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 1% de aumento real