Começou a valer em todo o país a nova lei que pune motorista que abusa do volume do som, esse gosto pode custar caro: cinco pontos na carteira, carro apreendido, e multa de R$ 127 até o fim de outubro. E R$ 195 a partir de novembro.
Som alto no carro já era proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito. E alto era o volume que ultrapassasse 80 decibéis, medidos a sete metros de distância pelo decibelímetro. Sem ele, não dava para fiscalizar.
"Se percebeu que se tornou inviável a fiscalização, na medida em que nem todos os agentes de fiscalização contavam com decibelímetros", explicou Elmer Vicenzi, diretor do Denatran.
Agora, o aparelho que eles vão usar é o ouvido. Se o guarda de fora escutar o som de dentro, isso já pode ser considerado perturbação do sossego, e o motorista leva multa. E tanto faz se o carro estiver parado ou em movimento.Alarmes, sirenes e o som de carros de publicidade com autorização para circular estão fora da proibição.
Neste final de semana a Brigada Militar de Tupanciretã, autuou oito condutores conforme o Art 228- CTB, sendo que a maioria trafegava na Avenida Vaz Ferreira, área central.