O prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza - PP quebrou o silêncio e revelou detalhes da intervenção realizada na última sexta feira dia, 2 de dezembro, na ocasião os funcionários estavam em greve, a entidade atendia com 30% da capacidade. O prefeito falou que os Mantenedores são os donos do patrimônio do Brazilina Terra, mas a prefeitura tem o dever de intervir em situações de calamidade.
Os principais objetivos nesse primeiro momento são de enxugar a folha, trazendo para R$ 170.000,00 mensais, segundo Guga, este valor é o mesmo que o Governo do Estado repassa mensalmente. Contas da RGE, Corsan, custos com a máquina de oxigênio e pagamento de salários e direitos trabalhistas são os problemas mais urgentes e serão sanados primeiramente.
O prefeito indicou Ezequiel Cella, secretário de saúde, para presidir interinamente a entidade, pediu o apoio da comunidade, pois o Hospital de Caridade Brazilina Terra, necessita de doações. E pretende ouvir a comunidade para saber qual será o próximo passo, são três opções, voltar à modalidade atual, municipalizar, ou encampar uma empresa especializada para gerir o HCBT.