noticias961 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Cartório da 87ª Zona Eleitoral presta homenagem aos mesários de Tupanciretã e Jari

Com a finalidade de valorizar e enaltecer o trabalho voluntário, o Cartório da 87ª Zona Eleitoral vai homenagear mesários que se destacaram nas eleições de 2016 nos municípios de Tupanciretã e Jari. A solenidade ocorrerá durante a cerimônia de diplomação

Publicada em 09/12/16 às 07:51h | Cartório Eleitoral de Tupanciretã 

Compartilhe nas redes sociais

Cartório da 87ª Zona Eleitoral presta homenagem aos mesários de Tupanciretã e Jari
Arquivo - chefe de Cartório Eleitoral de Tupanciretã, Alexandre Basílio  (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)




Com a finalidade de valorizar e enaltecer o trabalho voluntário, o Cartório da 87ª Zona Eleitoral vai homenagear mesários que se destacaram nas eleições de 2016 nos municípios de Tupanciretã e Jari. A solenidade ocorrerá durante a cerimônia de diplomação dos eleitos e serão agraciados 4 mesários de cada município. O evento oficial ocorrerá em Jari, no dia 15/12/2016, na Câmara de Vereadores, às 10h. Na ocasião serão homenageados Cristiano Moreira Porto, Salete de Fátima Pisni Genro, Giselda Kolinski e Mariuza Kaiser da Silva Simi. Em Tupanciretã, a cerimônia será no dia 16/12/2016, às 10h, na Câmara de Vereadores. Os mesários homenageados serão: Jorge Luiz Alberto Teixeira, Beganita Martins Abreu, Elise Kobs e Carla Chelotti Ceolin. Para chegar aos nomes a equipe do Cartório levantou informações sobre os voluntários mais antigos, aqueles que compareceram apesar de passarem por graves problemas pessoais e, ainda, os que enfrentaram as maiores dificuldades no dia da eleição. Dois exemplos são Jorge Luiz Alberto Teixeira e Elise Kobs. Ele colabora voluntariamente com a Justiça Eleitoral desde 1976. Durante 40 anos como mesário ou escrutinador, exerceu, inclusive, as duas funções ao mesmo tempo em três eleições. Ela, apesar de estar em sua primeira eleição, trabalhou normalmente, apesar do falecimento do pai, corrido na semana anterior. A proposta já era trabalhada pelo Cartório Eleitoral desde as eleições de 2010. Porém, o reduzido número de servidores e o grande volume de trabalho envolvido impediu sua realização nas eleições anteriores. De acordo com o chefe de cartório, Alexandre Basílio, "em 2016, com o quadro de servidores completo, foi possível dedicarmos tempo à preparação da homenagem e tirar, finalmente, o projeto do papel, quitando parte da dívida da Justiça Eleitoral para com as pessoas que efetivamente fazem as eleições". Para Marco Luciano Wächter, Juiz Eleitoral, essa iniciativa é uma forma de incentivar pelo exemplo o despertar para a democracia que tanto se prega, além de tornar transparente o serviço eleitoral. "Sem o trabalho da sociedade não existe eleição. Nada mais justo que o respeito e o reconhecimento da Justiça Eleitoral saia do campo das palavras e se transforme em ações concretas. Infelizmente, não será possível homenagear a todas as pessoas que trabalharam", completou o Magistrado. O responsável pelo treinamento dos Mesários da 87ª Zona Eleitoral, José Carlos Gomes da Silva, revela que o objetivo da Justiça Eleitoral é que todos os mesários necessários sejam voluntários para as eleições de 2018. "Não é bom para a democracia que esse tipo de serviço seja feito por obrigação. Por isso é importante que as pessoas se mobilizem para o trabalho voluntário. E nada mais justo que a Justiça Eleitoral reconheça o esforço", destacou Silva.


OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.