O Cartório de Tupanciretã recebeu no dia 9 de dezembro o totem equipado com o aplicativo da Consulta Nacional de Protesto (CNP). Disponibilizado pelo Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), a ferramenta éuma aliada para os negócios, possibilitando verificar se o potencial cliente é bom pagador. Além disso, o terminal está à disposição para a população, que tem o acesso gratuito a informação. Nele é possível verificar a existência de protesto de pessoas físicas e jurídicas em todo o país
O totem da CNP será colocado em locais de grande circulação de pessoas no munícipio. Nos primeiros dias o terminal estará disponível para consulta na agência do Banco do Brasil. O objetivo do revezamento é facilitar o acesso da população e dar visibilidade para o protesto.
O presidente do IEPRO-RS, Romário Mezzari, destacou o uso da tecnologia para qualificar o acesso do cidadão a informações fundamentais: "É um novo momento para cartórios e tabelionatos. É tempo de facilitar, desburocratizar e apoiar o cidadão proporcionando ferramentas gratuitas e confiáveis. A Consulta Nacional de Protesto cumpre exatamente essa função", avalia.
Crédito imagem: Carol Fornasier/IEPRO-RS