Segundo o boletim semanal da Bolsa de Cereales (BCBA), na semana findada nesta quinta-feira, a colheita progrediu 3 pontos percentuais, elevando a área que recebeu a colheita para 97,5% do total, 2,5 pontos percentuais à frente da verificado no mesmo período do ano passado. Paralelamente, a colheita foi finalizada nas regiões do Núcleo Norte e Núcleo Sul, com produtividade média de 60,5 sc/ha.
Os trabalhos de colheita sobre as áreas de cultivo de soja da Argentina estão próximos de serem encerrados. Até o momento, segundo a instituição, restavam apenas 450 mil hectares a receberem a colheita. Os lotes que ainda restam, porém, deverão ter as plantas colhidas nos próximos dias, sem prejuízo a produtividade, cuja média nacional deve ficar próxima aos 53,20 sc/ha, em recorde para safra do país.
Com a aproximação do final da temporada, a BCBA, praticamente, já dá como certa a produção de 57,5 milhões de toneladas de soja, o segundo maior volume em 17 anos, superado, apenas, pela safra 2014/15, em que a produção foi de 60,8 milhões de toneladas.
O volume produzido só não foi maior, em virtude das perdas de áreas provocadas pelos excessos hídricos. Estima-se que, aproximadamente, 1,15 milhões de hectares foram acometidos pelo excesso de umidade do solo. Tal resultado também corresponde a maior perda de área dos últimos 17 anos, sendo possível afirmar que, caso não ocorressem, a produção do país poderia ser a maior já registrada.
O relatório semanal de exportações da soja, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), relativo a semana do dia 15 de junho de 2017, registrou resultados que ficaram abaixo das expectativas dos agentes do mercado, compreendidas entre 200 mil e 400 mil toneladas de soja para semana em questão.
Conforme os dados apurados pela instituição, foram vendidas o mercado externo, pelos exportadores norte-americanos, apenas 111,18 mil de toneladas de soja, elevando o total já comprometido desta temporada para 59,048 milhões de toneladas, 18,3% superior aos 49,93 milhões de toneladas negociadas no mesmo período da temporada anterior.
A China, pela segunda vez nesta temporada, cancelou mais embarques do que realizou novas aquisições. Desta forma, o saldo comercial do país foi negativo, totalizando -1,24 mil toneladas. No ano, portanto, as compras da China ficaram estáticas em 35,95 milhões de toneladas de soja dos EUA, volume ainda 30,4% superior ao total vendido para o exterior no mesmo período da safra 2015/2016.
Em relação as vendas da semana do dia 01 de junho, as exportações caíram 67%. A despeito disso, o volume contratado desta semana ampliou para 3,25 milhões de toneladas a diferença em relação à estimativa do USDA às exportações da temporada 2016/2017, equivalentes a 55,79 milhões de toneladas de soja.
Caso a média das vendas dos últimos 30 dias se mantenha, as exportações dos EUA chegariam a 62,40 milhões de toneladas ao final desta temporada, em setembro.
Motivação
Mesmo as melhores coisas na vida podem deixar de ser benéficas quando levadas ao extremo. Por mais que você pense: "Se um pouco é bom, mais será melhor", isso raramente é verdade.
Em quase tudo na sua vida existe um limite, um ponto no qual mais não significa melhor. De fato, muitas vezes almejamos isso, quando o que na verdade queremos não é mais, e sim melhor.
Temos fome e comemos mais, quando o que precisamos é de comida com maior valor nutritivo. Queremos mais dinheiro, quando na verdade esse esforço seria melhor investido se gastássemos o que já temos com sabedoria.
Se você está constantemente buscando mais e mais e, mesmo assim, nunca está satisfeito, é porque provavelmente nunca vai estar. Conseguir mais é sempre uma resposta óbvia e simples, mas isso não significa que seja a certa. Quando você se pegar precisando ir ao extremo, pense se não seria melhor mudar um pouco de direção.
A qualidade pode existir independentemente da quantidade. Mais de uma coisa boa não significa melhor. Em vez de se preocupar em conseguir mais, ponha toda essa energia procurando o melhor.
Humor:
Advogado na praia
Um advogado está tranquilamente tomando sol na praia, quando uma bela senhora se aproxima:
- Doutor Fernando, o que faz por aqui?
O advogado, querendo mostrar que advogado também podem ter veia poética, responde com ar conquistador:
- Roubando raios de sol...!!!
A senhora. Sorrindo docemente responde:
- Vocês advogados, sempre trabalhando...!!!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral