Os principais derivativos da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram a sessão desta sexta-feira(30), com grande variação positiva, em virtude da forte reação do mercado ao relatório trimestral de estoques e área de cultivo do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e, mais uma vez, transmissão do impulso do mercado do trigo.
A despeito do lento ritmo de comercialização no mercado spot e das vendas antecipadas da próxima safra, os contratos futuros da soja com vencimento em novembro/2017, os mais ativos na bolsa norte-americana, tiveram ajuste positivo significativo de 3,24%, ou 30 centavos de dólar, cotados a US$ 9,54¾/bushel.
O USDA reportou estoques de 26,20 milhões de toneladas referentes ao atual ano/safra até o dia 1° de junho, resultado bastante inferior ao esperado pela maioria dos agentes independentes.
O órgão governamental ainda estimou a área de cultivo em 36,22 milhões de hectares, cerca de 100 mil hectares acima da última projeção, mas abaixo da expectativa do mercado, que correspondia a 36,32 milhões de hectares.
Seguindo a escalada dos derivativos da oleaginosa na Bolsa de Chicago, as cotações do mercado spot doméstico tiveram variação positiva.
A liquidez, com isso, também aumentou, pois, muitos produtores interpretaram a alta desta sexta-feira, na bolsa norte-americana, como inflada por compras de oportunidade, sendo alta a probabilidade de devolução nos próximos dias.
A alta do dia, talvez, seja o que faltava para retomada do ritmo normal de comercialização, sobretudo, porque os prêmios portuários encontram-se elevados e, somados ao atual valor médio do grão, fazem os preços se aproximarem dos níveis do final de 2016.
A fixação de contratos futuros também é uma opção atraente ao produtor nesse momento, tendo em vista que, com a consolidação da safra norte-americana, os preços da oleaginosa tendem a rumar para baixo. De olho nisso, as tradings trabalham com cautela, pois estão suficientemente abastecidas e, diante de grandes estoques globais, ainda veem possibilidade de arrefecimento a curto prazo.
Motivação
Invista no que dá base, alicerce, sustentação ao ser humano: o autoconhecimento. Você só será feliz o dia que não precisar mais de aplausos ou reconhecimento. Então se sentirá pleno! Jaime Balmes filósofo e teólogo espanhol, escreveu: "A vaidade se abate e entristece quando lhe falta lisomja".
A principal virtude de quem sabe se calar é o autodomínio. Demos muito trabalho, e causamos muita alegria, quando nos ensinaram a falar, mas depois que aprendemos, não pensamos mais para falar. Antes de falarmos, deveríamos analisar cada palavra dita.
Para você que tem tido pensamentos ruins, com tendências depressivas, e tem medo de "fazer besteira". Não dê chances, diante de qualquer influência que não leve ao bem, fuja.
A sua mente não pode ter a oportunidade e nem o espaço para o mal se alojar.
Uma forma de fazer isso é ser otimista.
Pensa no bem, e o bem será atraído.
Inteligência Emocional
As empresas estão cada vez mais avaliando, além do preparo técnico e acadêmico, habilidades e competências comportamentais.
A qualificação e o potencial comportamental é que definem um bom candidato e não só o preparo técnico.
Ninguém pode voltar atrás, mas todos podem seguir adiante. E amanhã, quando o sol nascer, basta apenas repetir para si mesmo: Eu vou olhar esse dia como se fosse o primeiro de minha vida.
Errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Vinte e seis vezes fui escolhido para fazer o arremesso final e falhei. Falhei vezes e mais vezes na minha carreira. E foi por causa disso que me tornei um vencedor. Michael Jordan.
Humor - Profissão
A vida de agricultor não é nada fácil. Começam a trabalhar antes dos dez anos de idade, no sol quente e na chuva e ainda levam dessa quando se dirigem ao sindicato rural. Uma das moças perguntou:
- Que deseja?
- Quero me aposentar! - responde o velho.
- Trouxe os documentos?
- Trouxe sim! Olha aqui!
- Aguarde um momento! diz uma delas.
As duas ficam no maior papo, deixando o coitado à espera. Depois de um tempão, a outra começa a preencher o formulário, numa maquina de escrever.
- Nome completo?
- Benedito dos Santos Silva
- Nasceu onde? Data de nascimento? Filho de quem?
- E o velho respondendo...
- Profissão? - pergunta a moça.
- Derrubador de pau! Responde o velho.
- E a moça, rindo pra colega:
- Olha, Carmem ... que nem a nossa!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral