JORNAL MANCHETE
TUPANCIRETÃ DIGITAL
Na semana encerrada dia 20 de julho, a Bolsa de Cereales de Buenos Aires deu por encerrada a colheita de soja na Argentina. Com isso, as atenções do mercado do vizinho sul-americano se voltam a comercialização da oleaginosa, que, assim como ocorre no Brasil, tem ritmo lento em razão da ampla volatilidade dos contratos futuros negociados em Chicago.
Segundo o representante da Federação Agrária da Argentina, Omar Príncipe, em entrevista aos jornais do país, os produtores têm se retraído, também, à espera de uma nova onda de valorização do dólar. Segundo Príncipe, os produtores locais esperam que, devido ao rompante de altas desencadeadas pela piora do clima sobre o Meio-Oeste estadunidense, há espaço para que os preços subam 10 centavos de dólar no país.
A despeito das movimentações nos EUA terem claro aspecto especulativo, visto que, até momento, nenhuma perda tenha sido dada como certa pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os pequenos produtores argentinos tem de se financiar para nova temporada e dar giro ao seu fluxo de caixa, fato que dá pouco espaço para os agricultores se posicionarem e aumentarem suas receitas nesse jogo especulativo.
Em grande parte decorrente da retração da ponta vendedora do mercado de grãos, a entidade independente argentina, Abeceb, acredita que as exportações de produtos primários e manufaturas de origem agropecuária caíram, respectivamente, 3,6% e 8,8%, comparativamente ao ano passado, e 5% e 2,5% em relação ao semestre anterior.
O relatório semanal de exportações da soja safra 2016/17, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), relativo a semana do dia 20 de julho de 2017, registrou resultados que ficaram acima das expectativas dos agentes do mercado, compreendidas entre 100 mil e 300 mil toneladas de soja para semana em questão.
Conforme os dados apurados pelo órgão governamental norte-americano foram vendidas ao mercado externo, pelos exportadores norte-americanos, 303,37 mil de toneladas de soja, elevando o total já comprometido desta temporada para 60,66 milhões de toneladas, 16,7% superior aos 51,98 milhões de toneladas negociadas no mesmo período da temporada anterior.
Mesmo na entressafra norte-americana, a China continua presente no mercado. Na semana mencionada, o país adquiriu 138,52 mil toneladas de soja, volume correspondente a 46% das exportações do período. No ano, os chineses realizaram compras de 36,30 milhões de toneladas, 28,5% acima das vendas da temporada passada.
A média das exportações dos EUA nos últimos 30 dias foi correspondente a 326,62 mil toneladas. Caso essa média se mantenha, nas últimas seis semanas do ano comercial 2016/17, 1,95 milhão de toneladas deverão ser vendidas, somando 62,62 milhões de toneladas, volume 5,47 milhões de toneladas superior ao previsto pelo USDA para o ano/safra.
Em razão da superação das estimativas do USDA em 3,51 milhões de toneladas, é muito provável que o órgão revisa para cima os números do próximo levantamento de oferta e demanda para as exportações dos EUA, impactando positivamente os preços dos derivativos.
Meditação
O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo.
Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.
Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.
Naquele terceiro dia/ veio um vereador para um corte de cabelo.
Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O vereador ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de vereadores fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão".
(Eça de Queirós)
Humor
Durante uma cerimônia fúnebre, ao sair da capela, os que carregavam o caixão esbarraram acidentalmente em um muro.
Todos escutaram um gemido abafado dentro do caixão.
Abrindo a tampa, perceberam que o defunto estava vivo.
Ele sai, comemora o fato, e vive por mais dez anos, até morrer de verdade. Uma nova cerimônia é feita, na mesma igreja. Mas, quando estão saindo, a viúva adverte os carregadores:
- Cuidado para não esbarar no muro!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral