O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, visitou nesta quarta-feira (05) o município de Tupanciretã, uma das cidades mais afetadas pelo temporal ocorrido no dia 1º de outubro. Os ventos que chegaram a 128 Km/h provocaram o destelhamento de centenas de casas, derrubando postes e muros, afetando diretamente o abastecimento de água, energia e comunicação.
O secretário verificou os danos causados pelo vento no Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, que teve destelhamento do prédio principal e em parte do ginásio de esportes. A visita foi acompanhada pelo coordenador regional de Educação, Gustavo Bilibio, da direção e comunidade escolar.
"O governador José Ivo Sartori pediu prioridade no auxilio aos municípios afetados pelo temporal. Neste momento difícil a solidariedade é essencial para superar as dificuldades e obstáculos", afirmou Fabiano. O secretário também incluiu visita à unidade de saneamento da Corsan para avaliar a situação de abastecimento de água no município e os danos causados pelo temporal na sede da unidade.
A Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), por meio da Corsan, destinou um caminhão e uma retroescavadeira para auxiliar na limpeza e remoção de entulhos no município, assim como um caminhão pipa para auxiliar no abastecimento de água. Também foi determinada a presença de engenheiro da coordenadoria regional de Obras Públicas para realizar levantamento técnico das avarias na estrutura do Instituto Mãe de Deus. A previsão é que na próxima semana seja concluído o projeto emergencial para reforma.
Fabiano Pereira também esteve reunido com o prefeito municipal, Carlos Augusto Brum de Souza, e com os secretários municipais, para transmitir a solidariedade à população de Tupanciretã, assim como apresentar as ações que estão sendo para auxiliar o município. O prefeito agradeceu a solidariedade e ajuda da SOP. "Neste momento os prejuízos são incalculáveis, temos relatos ainda de famílias que estão sem energia elétrica e água no interior do município. A solidariedade do governo do Estado está sendo fundamental. Com trabalho, solidariedade e fé vamos dar a volta por cima. Felizmente não tivemos nenhum relato grave de pessoas machucadas nesse terrível temporal", destacou.
Também acompanharam o roteiro o superintendente regional da Corsan Centro, José Roberto Ceolin Epstein, o chefe da US de Tupanciretã, Rubem Silva das Neves, o coordenador regional de Educação da 9ª CRE, Gustavo Bilibio, o delegado regional do Trabalho de Santa Maria, Carlos Henrique Pippi, e o coordenador da Defesa Civil, Gustavo Simões Lírio.
Principais manchetes no site de notícias que mais cresce em Tupanciretã - Globo.comPolícia e Forças Armadas fazem megaoperação no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio Terra Brasil Emenda na reforma política exige identificação de críticas a partidos políticos na Internet Época Neg[...]
Esta quinta-feira (05), deve ser de tempo firme, o que facilita os reparos e as manutenções das residências afetadas pelo temporal do último domingo, que devastou muitas casas em Tupanciretã. A Defesa Civil do município faz um apelo a comunidade para que auxiliem os moradores carentes, que não têm condições de recomeçar se[...]
No domingo(08) e na segunda (09), há uma média de até 35 mm de chuva no acumulado, para a região, com alerta de tempo severo entre à tarde e a noite do dia 08, mas vamos atualizando as informações, conforme novos boletins climáticos sejam divulgados. Vento em Tupanciretã com força de furacãoPostado em 04/10/17 O vendaval do último domingo, ati[...]
O vendaval do último domingo, atingiu boa parte do Estado, dezenas de cidades tiveram ocorrências parecidas com as que vivenciamos aqui. Nesta terça-feira (03), foi o dia de continuar o trabalho de limpeza, nas casas e ruas, apesar da mobilização, ainda há muito a se fazer, mas aos poucos a cidade vai resgatando a sua rotina. Para [...]