A cotação da soja tem provocado uma maior procura dos produtores para vender o produto nas cooperativas e cerealistas de Tupanciretã e região. O preço da oleaginosa foi impulsionado pela seca na Argentina, alta do dólar e o impasse econômico entre chineses e americanos.
Hoje(11), o mercado abriu em alta, superando a cotação desta terça-feira (10), a saca de 60 kg, está sendo vendido à R$ 76,50 ( Preço Agropan). Mas isso não significa que todos irão vender seu estoque, como explicou o gerente-geral, da Cooperativa Agrícola Tupanciretã LTDA em entrevista ao jornal Diário de Santa Maria, divulgada nesta terça. Segundo Volfe Gobbato, alguns produtores tratam seus estoques como poupança e apostam em uma alta ainda maior na oferta do grão nos próximos dias.
Cita a matéria:
- O saguão do prédio está cheio. Alguns produtores vieram vender o que têm em estoque. Mesmo assim, muitos usam a soja como uma poupança e vão esperar uma melhor valorização do produto. Muitos acreditam que a seca da Argentina e a retaliação da China à soja americana podem melhorar ainda mais os preços daqui - diz Gobbato.
A movimentação de caminhões nas estradas do município seguem intensa, em alguns momentos, causando pequenos congestionamentos ou lentidão nas vias, como aconteceu na tarde de ontem(10), em um trecho da ERS 392, entre o trevo Tupã/Jari e o posto Santa Lúcia, entrada da cidade.
LEIA MAIS
Tecnologia no campo: conheça o trator multitarefas
RAZERA AV. GETÚLIO VARGAS, nº 427. Bairro: Centro. Tupanciretã/RS CEP: 98170-000 Telefone: 55 3272-1130