Em 12 de junho, Tupanciretã foi fortemente atingida por uma chuva de granizo que destruiu diversos telhados em diferentes pontos do município. A Defesa Civil (DC), agiu de imediato, recebendo os moradores afetados que foram cadastrados e receberam lonas. Após essa primeira etapa, foram realizadas as vistorias técnicas pela DC das casas para verificação dos danos e a confirmação de carência de recursos, segundo informações da Coordenação da DC, houve casas que não foi encontrado ninguém, portanto, não pode ser concluído o parecer.
A Defesa Civil realizou o levantamento após concluída as visitas, e foram constatados que mais de 1800 telhas de 4mm foram destruídas e mais de 500 telhas de 6mm. Os bairros mais atingidos foram o Anna Terra, Pedreira e São Jorge (Pedreira II), o Centro também teve grande número de sinistros, totalizaram 14 bairros e algumas localidades do interior que foram atingidas.
Após este levantamento, o Executivo Municipal adquiriu com recurso próprio a quantidade de telhas de amianto para reposição dos moradores da listagem. As entregas iniciaram pelo Bairro Anna Terra no dia 5 de julho e finalizaram no dia 11 de julho, passando de 800 telhas de 4mm e 6mm distribuídos para mais de 80 residências. O próximo bairro finalizado entre os dias 11 e 13 de julho, foram o da Pedreira, com mais de 400 telhas de 4 e 6mm e o do Coronel Marcial Terra com aproximadamente 75 telhas distribuídas. Assim que o tempo colaborar serão entregues o restante dos bairros.
A Coordenação da Defesa Civil informa que a equipe da DC de Tupanciretã é composta por servidores e funcionários municipais, ambos com outras competências dentro da Administração, que muitas vezes também trabalham com prazos, por isso o processo que compreende o dia do evento até a entrega das telhas é feito com morosidade, e pede a compreensão e colaboração da comunidade.