Na tarde desta quinta-feira (30), o Jornal Manchete Digital, conversou com a diretora de Trânsito, Ana Ribas, o engenheiro Paulo Rad e o engenheiro de tráfego Rui Pires, sobre mudanças que serão realizadas no trânsito de Tupanciretã, a partir da próxima semana.
Ana Ribas revelou que foi realizado um estudo de tráfego em Tupanciretã, onde alguns pontos críticos foram apontados, inclusive em decorrência de acidentes, e até mesmo para trazer segurança aos pedestres e fluidez no trânsito.
" - Tupanciretã está com uma frota de 12 mil veículos, serão 25 alterações que vamos efetivar no município." Revelou a diretora de Trânsito.
Alguns trechos serão fechados com blocos de concreto de forma experimental, todos na área central, nesta primeira fase de adequações. Começando no entroncamento das Avenidas Rio Branco e Vaz Ferreira, onde se tenta evitar que o condutor ingresse ao mercado próximo, de forma abrupta, pois muitos acabam cortando caminho tanto para ingressar ou sair do estacionamento do mercado em direção à Avenida Rio Branco.
Foto: Ana Ribas, Paulo Rad e Rui Pires.
Outro importante cruzamento sofrerá alteração, trata-se do trecho próximo ao Banrisul, a rotatória, entre a rua Antonio Silveira e Avenida Vaz Ferreira. Apesar de já possuir uma placa no local proibindo a utilização da rótula para quem faz o retorno vindo do sentido Centro/Bairro, o local desta vez será bloqueado. Estuda-se também a colocação de uma sinaleira, porém isso não será realizado nesta etapa.
O retorno utilizado para quem sai da rua Tupanciretã de Azevedo, ao lado da Igreja Matriz será bloqueado, para quem pretende retornar à esquerda, será permitido ingressar à direita, o retorno será realizado em frente ao quartel da Brigada Militar. Quem pretende ingressar via rua Paulino Aquino deverá ficar atento, pois o trecho passa a ser mão única até a rua Borges do Canto, no CTG Tapera Velha.
Seguindo na Avenida Vaz Ferreira, os condutores não poderão ingressar na rua Capitão Amorin, que passará a ter sentido único, desde o módulo da Brigada Militar até a esquina. A via seguirá o fluxo, que já é usado entre o trecho da Avenida Vaz Ferreira até a Avenida Bortollo Fogliatto, imediações da Secretaria Municipal de Saúde.
Outra via que sofrerá ajuste é a Rua Duque de Caxias, esquina da Pizzaria Dom Miguel, onde o trecho de mão única será ampliado até a rua Gal Osório.
Na próxima quadra, será a vez da rua Osvaldo Cruz, onde os motoristas poderão utilizar sentido único a partir da esquina com a rua Gal Osório, apenas os deslocamentos Bairro/ Centro serão permitidos. O ponto de táxi será alterado acompanhando o novo fluxo.
Na Travessa 7 de setembro, os condutores que quiserem seguir pela rua Eugênio Veríssimo em sentido Centro/Bairro (viaduto), terão que retornar via rótula, na Avenida Vaz Ferreira, e não mais dobrar à esquerda, em frente ao posto de combustíveis.
Seguindo o fluxo, em direção à leste, via rua Eugênio Veríssimo, importantes mudanças serão realizadas, retornos à esquerda em ambos os sentidos serão extintos, e os motoristas só poderão dobrar à direita durante o prolongamento das vias, passando pela rua Cel Luiz Azevedo, encerrando na Igreja Nossa Das Graças (Igreja da Cacinha), especificamente na esquina com a rua Rui Barbosa, onde será o retorno para o Centro.
Quem ingressar via rua Bento Gonçalves (nas proximidades da Fruteira do João), com pretensão de ir ao Centro, terá que usar o retorno. Ou seja, todos os condutores que estiverem trafegando pela Cel Luiz Azevedo,não terão a opção de dobrar à esquerda, desde o viaduto até a Igreja Cacinha.
Após o fechamento desses cruzamentos, haverá o melhoramento e adequações das faixas de segurança, explicou Ana Ribas.
“- Já foi realizado um estudo técnico visando à melhoria na locomoção para o pedestre. No Centro, da esquina da Caixa Federal até a igreja, nós temos três faixas de segurança, e isso está errado é uma prioridade nossa regularizar as travessias.”
No decorrer da próxima semana, o Departamento de Trânsito divulgará um mapa com as novas regras para o trânsito de Tupanciretã. Acompanhe no Jornal Manchete Digital outras informações desta entrevista, que serão publicadas durante a próxima semana.