Aos poucos o sol foi rompendo as nuvens e à tarde que estava com céu encoberto, foi ganhando luz, para que os tradicionalistas tupanciretanenses pudessem celebrar e mostrar seu amor pelo Rio Grande do Sul, no Desfile Farroupilha.
As bandeiras tremulavam em sincronia, impulsionadas pelo vento, quando por volta das 14 h, desta quinta-feira (20), o carro da Brigada Militar abriu o desfile, o pelotão teve sua história relembrada desde 1893, quando Tupanciretã ganhou seu primeiro destacamento.
O Tropeirismo, tema anual dos Festejos Farroupilha, foi representado por Peões e Prendas. Com destaque para 1° Prenda Regional da 9° RT, Lúcia Gabriela Chaves Callai. O título traz consigo a honra e O compromisso em sediar a próxima edição da Ciranda Regional de Prendas, que acontecerá em Tupanciretã, em junho do ano que vem.
O Padre Cristian Quatrim, (Foto), que está em Tupanciretã desde de 2016, reforçou a fé dos cavaleiros, participando do Desfile Farroupilha. Após, foi a vez dos tradicionalistas que conduziram a Chama Crioula, especialmente da cidade de Iraí até Ijuí e na sequência o Grupo dos Oito, que prestaram homenagem ao folclorista Paixão Côrtes, que faleceu este ano.
No encerramento, a extinção da Chama Crioula e a apresentação cultural que ganhou o Estado, Dança de Pau de Fita a Cavalo. A RBS TV Cruz Alta, também realizou a cobertura do Desfile Farroupilha.
A secretária, Janete Secchi, agradeceu aos piquetes, entidades e principalmente a comunidade que prestigiou o evento. Já o prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza, parabenizou a todos os gaúchos pelo dia e fez questão de reforçar a importância da data em que comemoramos a Revolução Farroupilha.
APOIO:
LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO