Com a aproximação do pleito eleitoral 2018, chega à hora dos mais de 15 mil eleitores tupanciretanenses, irem às urnas, para escolher os candidatos à Presidência, dois ao Senado Federal, um deputado federal, um deputado estadual e governador.
Hoje (1°), foi o último dia para preparação das urnas eleitorais, onde acontece a verificação de todos os candidatos, assinaturas digitais e se todos os arquivos são correspondentes à versões oficiais lacradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa cerimônia é regulada pela resolução, 23554/2017, onde estão disciplinados os atos preparatórios para as eleições de outubro, e ocorreu na sede do Cartório Eleitoral de Tupanciretã, na presença de servidores, imprensa e do juiz eleitoral.
O servidor da Justiça Eleitoral de Tupanciretã, José da Silva, revelou que é possível ao eleitor conferir se as informações estão compatíveis, através do Boletim de Urna, sistema poderá ser acessado direto do Smartphone.
“Além disso, cada eleitor vai poder fazer o download do Boletim de Urna da sua sessão e depois conferir com os dados divulgados pelo TSE", revelou, Silva.
O Juiz Eleitoral de Tupanciretã, Luciano Watcher, acompanhou a auditoria e falou rapidamente à reportagem do Jornal Manchete Digital. Questionado sobre a segurança na eleição, respondeu: “ Conforme a própria imprensa acompanhou, o procedimento é intrincado, difícil de ser burlado, têm várias chaves de segurança, isso nos dá uma tranquilidade de afirmar que é impossível fraudar uma eleição no Brasil”, revelou o magistrado.
O Cartório da 87° Zona Eleitoral, também realizou testes em uma urna de Jari – RS, município que está sob a jurisdição da comarca de Tupanciretã, com 14 seções eleitorais.
LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO